(54) 3333-9000
(54) 99983-0259

INFORMATIVOS

O CONTROLE DE CARRAPATO EM BOVINOS

Quando percebemos que os carrapatos que acometem o gado estão fora de controle, quando vemos vacas altamente infestadas, por vezes, tomamos atitudes baseadas na emergência não muito agradável deste momento.

Sabemos que os carrapatos, que vemos nos animais, representam cerca de 5% de toda população de carrapatos presente naquele ambiente. Conhecemos a informação de que cada fêmea bota em média 3.000 ovos, e que de cerca de 1.500 destes ovos eclodem fêmeas de carrapatos. Estas fêmeas irão seguir suas fases de vida e gerar cerca de mais 3.000 ovos, e assim, sucessivamente.

Os métodos de controle de carrapatos têm por objetivo principal, reduzir a população de carrapatos no ambiente.

Ao adotarmos um protocolo de controle de carrapatos eficiente, e de forma disciplinar, usamos os animais como “aspiradores” de carrapatos do pasto. De forma simplificada, podemos dizer que todos os carrapatos que subirem nos animais tratados com o(s) produto(s) escolhido(s) para uso, entrarão em contato com o(s) produto(s) e irão morrer.

O uso de produtos carrapaticidas, para controle dos carrapatos em uma determinada propriedade, pode variar de acordo com alguns fatores como: características das instalações, tipo de exploração, grau de sangue do gado, equipamentos e mão-de-obra disponíveis, entre outros.

A estratégia, mais comumente divulgada, para o controle dos carrapatos é a aplicação de produtos carrapaticidas em intervalos em torno de 21 dias.

Outra forma defendida por estudiosos sobre controle de parasitas em bovinos sugere a aplicação dos carrapaticidas, quando a maioria dos carrapatos presentes nos animais, se encontrarem em uma determinada fase do seu ciclo de vida.

Vários produtos, com diferentes métodos de aplicação, estão disponíveis no mercado com indicação de uso para o controle de carrapatos. Conforme mencionado, a escolha do melhor produto depende da análise de vários fatores e características envolvendo a situação e as propriedades, onde se deseja implantar o controle.

Médico Veterinário GIOVANI MENEGON - DEPEC COAGRIL

Galeria de Fotos

 Clique nas imagens para ampliar

OUTROS INFORMATIVOS

DESSECAÇÃO PARA IMPLANTAÇÃO DAS CULTURAS DE INVERNO

LER MAIS
Primeiros passos para implantação da nova cultura do trigo.

Primeiros passos para implantação da nova cultura do trigo.

LER MAIS
NUTRIÇÃO DE INVERNO

NUTRIÇÃO DE INVERNO

LER MAIS