(54) 3333-9000
(54) 99983-0259

INFORMATIVOS

DEVOLUÇÃO DE EMBALAGENS VAZIAS DE AGROTÓXICOS

A cultura da soja está findando o seu ciclo neste mês de março em muitas áreas do município de Chapada, sendo que, durante o manejo foram utilizados diversos produtos fitossanitários para que sejam evitados danos causados por doenças, pragas e a competição com plantas daninhas, gerando grande volume de embalagens vazias de defensivos agrícolas nas propriedades.

As embalagens vazias constituem um problema nas propriedades, devido a sua inutilidade para outros fins, que pode ser agravado pelo destino incorreto no meio ambiente, tendo o potencial de contaminar solo, mananciais e podendo causar a morte de animais.

A partir dos anos 2000, este tema tem ganhado visibilidade pela implementação do Sistema Campo Limpo, que trata da logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos. O Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas.

O Brasil é, atualmente, referência e líder na correta destinação do material. Em 15 anos, o Sistema Campo Limpo, retirou dos campos mais de 450 mil toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos, encaminhando 94% das embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração.

Algumas instruções para a devolução de embalagens junto ao posto de recolhimento da Coagril:

  •          As embalagens devem estar sem sobras de produtos;
  •          As embalagens devem estar sem sobras de água da lavagem;
  •          As embalagens devem estar DESTAMPADAS;
  •          As embalagens devem ser furadas na parte inferior;
  •          As embalagens devem ser colocadas em um saco separado por tamanho (1L, 5L e 20L) e tipo (Rígida e Sacos Flexíveis);
  •          As caixas de papelão devem ser devolvidas desmontadas (abertas e empilhadas);
  •          Serão recebidas apenas embalagens de agrotóxicos (embalagens de lubrificantes, bebidas, material de limpeza, produtos veterinários ou quaisquer outras que não sejam de agrotóxico serão recusadas);
  •          Na devolução das embalagens deve ser levada uma relação com a contagem das mesmas. Por exemplo: quantas embalagens de 1 litro, quantas de 5 litros, quantos sacos flexíveis, quantas caixas de papelão;

 

Este programa resulta em relevante contribuição ambiental por meio da reciclagem do material, que retorna para o mercado servindo para novo envase de defensivos agrícolas e outros fins. O recebimento de embalagens de defensivos por parte da cooperativa é realizado de Segunda a Sexta durante o horário comercial.

 

 

 

Eng. Agr. Mauro Roberto Rohr

DETEC - COAGRIL

Galeria de Fotos

 Clique nas imagens para ampliar

OUTROS INFORMATIVOS

APLICAÇÃO DE NITROGÊNIO NA CULTURA DO TRIGO

APLICAÇÃO DE NITROGÊNIO NA CULTURA DO TRIGO

LER MAIS
CONTROLE DE AZEVEM E AVEIA EM TRIGO

CONTROLE DE AZEVEM E AVEIA EM TRIGO

LER MAIS

Implantação da cultura do trigo.

LER MAIS