(54) 3333-9000
(54) 99983-0259

INFORMATIVOS

DEVOLUÇÃO DE EMBALAGENS VAZIAS DE AGROTÓXICOS

A cultura da soja está findando o seu ciclo neste mês de março em muitas áreas do município de Chapada, sendo que, durante o manejo foram utilizados diversos produtos fitossanitários para que sejam evitados danos causados por doenças, pragas e a competição com plantas daninhas, gerando grande volume de embalagens vazias de defensivos agrícolas nas propriedades.

As embalagens vazias constituem um problema nas propriedades, devido a sua inutilidade para outros fins, que pode ser agravado pelo destino incorreto no meio ambiente, tendo o potencial de contaminar solo, mananciais e podendo causar a morte de animais.

A partir dos anos 2000, este tema tem ganhado visibilidade pela implementação do Sistema Campo Limpo, que trata da logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos. O Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas.

O Brasil é, atualmente, referência e líder na correta destinação do material. Em 15 anos, o Sistema Campo Limpo, retirou dos campos mais de 450 mil toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos, encaminhando 94% das embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração.

Algumas instruções para a devolução de embalagens junto ao posto de recolhimento da Coagril:

  •          As embalagens devem estar sem sobras de produtos;
  •          As embalagens devem estar sem sobras de água da lavagem;
  •          As embalagens devem estar DESTAMPADAS;
  •          As embalagens devem ser furadas na parte inferior;
  •          As embalagens devem ser colocadas em um saco separado por tamanho (1L, 5L e 20L) e tipo (Rígida e Sacos Flexíveis);
  •          As caixas de papelão devem ser devolvidas desmontadas (abertas e empilhadas);
  •          Serão recebidas apenas embalagens de agrotóxicos (embalagens de lubrificantes, bebidas, material de limpeza, produtos veterinários ou quaisquer outras que não sejam de agrotóxico serão recusadas);
  •          Na devolução das embalagens deve ser levada uma relação com a contagem das mesmas. Por exemplo: quantas embalagens de 1 litro, quantas de 5 litros, quantos sacos flexíveis, quantas caixas de papelão;

 

Este programa resulta em relevante contribuição ambiental por meio da reciclagem do material, que retorna para o mercado servindo para novo envase de defensivos agrícolas e outros fins. O recebimento de embalagens de defensivos por parte da cooperativa é realizado de Segunda a Sexta durante o horário comercial.

 

 

 

Eng. Agr. Mauro Roberto Rohr

DETEC - COAGRIL

Galeria de Fotos

 Clique nas imagens para ampliar

OUTROS INFORMATIVOS

CONTROLE DE DOENÇAS NA FASE INICIAL DA CULTURA DA SOJA.

CONTROLE DE DOENÇAS NA FASE INICIAL DA CULTURA DA SOJA.

LER MAIS
MANEJO INICIAL NA CULTURA DA SOJA.

MANEJO INICIAL NA CULTURA DA SOJA.

LER MAIS
MORTE DE PLÂNTULAS DE SOJA

MORTE DE PLÂNTULAS DE SOJA

LER MAIS