(54) 3333-9000
(54) 99983-0259

INFORMATIVOS

NUTRIÇÃO DE INVERNO

A estação mais fria do ano pode ser considerada uma dor de cabeça para o bovinocultor que não estiver preparado. A nutrição no inverno é tão ou mais importante quanto em qualquer outro período do ano. Estar com as pastagens em boa qualidade nutricional é essencial para que não haja perda ou queda na produtividade.

É importante que o produtor saiba qual a melhor pastagem para a região em que está inserido, e quais são os benefícios nutricionais que ela traz ao animal. “Para o período de inverno o produtor pode optar por forrageiras que se adaptem à sua propriedade, considerando a fertilidade do solo, ao clima regional e o objetivo de utilização da forrageira, seja pastejo, corte, feno ou silagem.

O correto manejo nestas pastagens também faz toda a diferença nos resultados finais, cada produtor deve planejar a implantação com antecedência, pois há épocas adequadas para o cultivo, que consequentemente afeta  a produção de forragem e a qualidade. Caso for utilizado para o pastejo, recomenda-se entrar com os animais quando a planta atingir 25 a 30 cm de altura, pastejando até atingir 7 cm. O ideal é que o produtor realize a divisão da área de em piquetes menores, para realizar um rodízio dos animais, pastejando cada piquete um dia e descansando por volta de 30 a 35 dias até atingir o novo ponto de pastejo”,

Os bovinos necessitam de uma dieta controlada e com poucas trocas de alimentos na composição. Com o fornecimento de pastagens de inverno ou silagem ocorrem mudanças significativas no valor nutricional da dieta. Assim, é necessário realizar adaptações gradativas no fornecimento das pastagens de inverno e adequar a quantidade de ração fornecida. Para que a mudança da dieta seja gradativa precisamos planejar”, para isso, os nutricionistas fazem a recomendação e regulagem do balanceamento das dietas.

Médico Veterinário GIOVANI MENEGON - DEPEC COAGRIL

Galeria de Fotos

 Clique nas imagens para ampliar

OUTROS INFORMATIVOS

Fungicidas na cultura do trigo.

LER MAIS
A CONSORCIAÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS E GORDURA DO LEITE!

A CONSORCIAÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS E GORDURA DO LEITE!

LER MAIS
APLICAÇÃO DE NITROGÊNIO NA CULTURA DO TRIGO

APLICAÇÃO DE NITROGÊNIO NA CULTURA DO TRIGO

LER MAIS