(54) 3333-9000
(54) 99983-0259

INFORMATIVOS

A Agricultura de precisão como alternativa na otimização da utilização de insumos

A agricultura de precisão é uma tecnologia que utiliza em conjunto sinais de satélite e softwares para interpretação de dados geoprocessados, isto é, recolhe e reuni informações da área cultivada, sempre com a localização precisa.

O uso racional dessas tecnologias, utilizadas como ferramentas de acompanhamento, controle e análise, permitem  verificar as variações espaciais e temporais dos fatores limitantes à produção, orientando no processo de tomada de decisão na aplicação localizada de insumos e no manejo diferenciado das culturas no campo de produção. Assim, pode-se determinar qual, quando e onde o insumo deve ser aplicado e como fazê-lo,  permitindo identificar locais específicos com diferentes potenciais de produtividade, podendo-se determinar ou não, desde que econômica e tecnicamente viáveis, investimentos em insumos ou na correção de fatores limitantes à produção, visando a maximização da produtividade e minimização dos impactos ambientais. O principal conceito é aplicar no local correto, no momento adequado, as quantidades de insumos necessários à produção agrícola, para áreas cada vez menores e mais homogêneas, tanto quanto a tecnologia e os custos envolvidos permitirem.

As etapas básicas do sistema de agricultura de precisão são: a coleta de dados, o planejamento do gerenciamento, e a aplicação localizada dos insumos.

Na primeira etapa o objetivo é identificar a variabilidade existente em campo dos diversos fatores de produção (solo, pragas, ervas daninhas, etc.) e da própria produção da cultura. Para isso,  primeiramente deve ser feito o mapa de produtividade na colheita. Isto é feito com equipamentos instalados nas colheitadeiras, que marcam cada posição geográfica no campo através de sinais de satélite recebidos com o GPS. Além disso informam, através de sensores de rendimento e umidade, a quantidade e condições físicas dos grãos colhidos em cada trecho percorrido.

As informações recebidas são processadas por programas de computador, que fazem os mapas com a quantidade produzida em cada trecho colhido. Os mapas de produtividade permitem individualizar a produção da lavoura.

No departamento Técnico o sistema de agricultura de precisão funciona da seguinte maneira, primeiro o agricultor procura a assistência técnica para fazer a coleta do solo, em seguida é retirado varias sub amostras que compem uma amostra de cada ponto analisado da lavoura para fazer a coleta, logo após essas amostras são enviadas para o laboratório de análise de solo. Assim utilizando os niveis de fertilidade obtidos na analise é realizada a recomendação dos insumos, aplicando os corretivos em taxa variável, respeitando a variabilidade espacial, deixando a lavoura o mais homogênea possivel, fazendo com que diminuam manchas com baixa fertilidade na lavoura analisada.

           Maiores informações podem ser adquiridas junto ao Departamento Técnico da Coagril.

 

Michel Uebel

Estagiário em Técnico Agricola

OUTROS INFORMATIVOS

Semeadura da cultura da soja

LER MAIS
DESSECAÇÃO EM PRÉ SEMEADURA DA CULTURA DA SOJA

DESSECAÇÃO EM PRÉ SEMEADURA DA CULTURA DA SOJA

LER MAIS
DESSECAÇÃO PRÉ-COLHEITA DO TRIGO

DESSECAÇÃO PRÉ-COLHEITA DO TRIGO

LER MAIS