(54) 3333-9000
(54) 99983-0259

INFORMATIVOS

Fungicidas na cultura do trigo.

De acordo com as condições climáticas, a cultura do trigo pode ter seus rendimentos reduzidos pelo ataque de doenças, causadas por fungos, por isso, deve ser realizado o controle de doenças através da aplicação de fungicidas nas partes aéreas das plantas, sendo essa prática fundamental para obtenção de altos rendimentos da cultura.

A aplicação de fungicida é uma prática que exige bastante cuidado principalmente na primeira aplicação, onde, dependendo das condições climáticas, a incidência dos fungos causadores de doenças pode ser maior estando em fase inicial de infecção, esse ponto tem que ser levado em consideração, pois no estádio de perfilhamento é que a planta esta formando seu teto produtivo, sendo o momento de maior importância para a cultura.

A intenção de realizar da aplicação dos fungicidas de maneira preventiva tem como intenção evitar o desenvolvimento e diminuindo o potencial de inóculo das doenças, assim mantendo o residual dos fungicidas por mais tempo na cultura. Os cultivos semeados no inicio de junho, período de abertura do zoneamento agrícola para a cultura, em algumas áreas estão iniciando o controle dos patógenos, pois as condições climáticas ocorridas nos últimos dias favorece o início do controle das doenças.

Muitas doenças fúngicas vem a acometendo a cultura do trigo desde o perfilhamento até o fim da formação completa da espiga, como a ferrugem, oídio, e manchas foliares, entre elas a mancha amarela e mancha marrom, as quais ocorrem com maior incidência em áreas onde é realizado o plantio sem rotação de cultura, isto é onde em anos anteriores tenha sido cultivado trigo na mesma área. O seu controle deve ser feito assim que aparecer as primeiras lesões visíveis, evitando o aumento do número de sua incidência e a sua severidade, diminuindo as lesões e a sua disseminação, e tendo um controle mais eficaz, visando maior produtividade.

Mais informações podem ser adquiridas junto ao departamento Técnico da Coagril.        

                                                                                             Denilso J. Mombelli

                                                                                               Detec Coagril

 

OUTROS INFORMATIVOS

ESCOLHA DO HÍBRIDO PARA SILAGEM

ESCOLHA DO HÍBRIDO PARA SILAGEM

LER MAIS
PULGÕES NO TRIGO

PULGÕES NO TRIGO

LER MAIS
Dessecação para a implantação da cultura do milho

Dessecação para a implantação da cultura do milho

LER MAIS