(54) 3333-9000
(54) 99983-0259

INFORMATIVOS

NUTRIÇÃO PRÉ-PARTO E REPRODUÇÃO

Muitas das doenças que afetam o gado leiteiro mantidos em sistemas de confinamento ou pastagem, tipicamente ocorrem nos dois primeiros meses de lactação, antes da primeira inseminação pós-parto (Ribeiro et al., 2006). O aumento da susceptibilidade a doenças metabólicas e infecciosas com o parto e o início da lactação representa um grande desafio para a reprodução.

As vacas que sofrem de doenças uterinas, mamárias e metabólicas e atrasaram a retomada da ovulação pós-parto, têm comprometimento da fertilização e desenvolvimento de embriões, redução da taxa de gestação e maior perda de gestação (Ribeiro et al., 2016). Portanto, é imperativo que os programas de saúde sejam implementados para minimizar os impactos negativos das doenças na reprodução. Tais intervenções incluem a formulação das dietas adequada para evitar doenças do periparto associadas com o metabolismo mineral, estratégias para reduzir distúrbios relacionados com o parto e métodos para evitar mastite e claudicação.

Nutrição e a influência na saúde e no desempenho reprodutivo: Uma questão importante com as vacas leiteiras de alta produção é que elas foram geneticamente selecionadas para particionar nutrientes para favorecer a produção de leite às custas das reservas corporais, mesmo durante os períodos em que a ingestão de nutrientes é menor do que o ideal, como durante o início da lactação. Vacas leiteiras que experimentam perda excessiva de condição corporal podem atrasar o primeiro estro e ovulação pós-parto, o que pode ampliar a infertilidade. A formulação de dieta incorpora conceitos não só para otimizar a produção de leite e os componentes do leite, mas também para melhorar o desempenho reprodutivo.

Além disso, a formulação da dieta visa minimizar as perdas de condição corporal no início da lactação, pela manipulação das frações de carboidratos, aumentando a ingestão de matéria seca, e fornecendo quantidades suficientes de proteína (aminoácidos) de acordo com o volume de produção.

Médico Veterinário GIOVANI MENEGON - DEPEC COAGRIL

Galeria de Fotos

 Clique nas imagens para ampliar

OUTROS INFORMATIVOS

CONTROLE DE DOENÇAS NA FASE INICIAL DA CULTURA DA SOJA.

CONTROLE DE DOENÇAS NA FASE INICIAL DA CULTURA DA SOJA.

LER MAIS
MANEJO INICIAL NA CULTURA DA SOJA.

MANEJO INICIAL NA CULTURA DA SOJA.

LER MAIS
MORTE DE PLÂNTULAS DE SOJA

MORTE DE PLÂNTULAS DE SOJA

LER MAIS