(54) 3333-9000
(54) 99983-0259

INFORMATIVOS

Plantio de Aveia para Cobertura de Solo

Estamos em um periodo de pós colheita,momento ideal para realizarmos um manejo de plantas daninhas que estão emergindo logo após a colheita das culturas de soja e milho,antes de implantar-mos as principais culturas para cobertura de solo, aveia preta(Avena strigosa) caracteriza-se por folhas estreitas e colmos finos ,aveia branca(Avena sativa) e aveia amarela(Avena byzantina) caracterizam-se por folhas largas e colmos grossos.

A aveia tem um importante papel no sistema de produção de grãos,por ser uma excelente alternativa para o cultivo de inverno e em sistemas de rotação de culturas, pois pode ser inserida conforme a necessidade de cada produtor.

É cultivada para grãos, possuindo alta qualidade tanto para alimentação humana como animal. Proporciona ainda cobertura do solo e pode ser utilizada como forrageira, tendo um alto valor nutritivo.

Antes de implantar-mos a cultura no solo, devemos realizar um tratamento de sementes para controle de pragas,fungos e bacterias que possam prejudicar a emergencia da cultura.

 

Para densidade de semeadura deve-se levar em consideração o tipo de cultivar e a época de semeadura, para obtenção do número de plantas desejadas, conforme a capacidade de afilhamento das plantas. As sementes de aveia a serem utilizadas devem apresentar boa qualidade, com germinação igual a 75% e pureza de 95%.

 

A densidade de semeadura varia de 250 a 400 sementes aptas por m²,empregando-se em torno de 80 á 120kgs de semente por há,espaçamento entre linhas de 15 á 20cm,profundidade de plantio de 2 a 4cm.Em profundidades maiores ocorrem o risco de sementes com baixo vigor não germinarem ou retardarem a sua emergencia ,causando um menor indice de afilhamento.

Maiores informações podem ser obtidas junto ao Departamento Técnico da Coagril.

Técnico Agrícola Juliano Steffens

OUTROS INFORMATIVOS

Semeadura da cultura da soja

LER MAIS
DESSECAÇÃO EM PRÉ SEMEADURA DA CULTURA DA SOJA

DESSECAÇÃO EM PRÉ SEMEADURA DA CULTURA DA SOJA

LER MAIS
DESSECAÇÃO PRÉ-COLHEITA DO TRIGO

DESSECAÇÃO PRÉ-COLHEITA DO TRIGO

LER MAIS