(54) 3333-9000
(54) 99983-0259

INFORMATIVOS

IMPLANTAÇÃO DA CULTURA DA SOJA 2018-2019

Estamos no inicio período de semeadura da soja, e com ela, alguns cuidados básicos para que sejam evitados problemas, tanto fitossanitários, quanto em perda de stand da cultura acarretados por semeaduras de formas inadequadas. O ponto de partida para um cultivo de sucesso é a utilização de sementes de boa qualidade aliado a um bom tratamento de sementes, regulagem correta da semeadoura e baixa velocidade de plantio.

Nos ultimos anos tem se observado uma redução gradativa na população de plantas da cultura da soja, permitindo que a mesma se desenvolva adequadamente e tenha produtividades maiores. Esse número de plantas pode variar, ainda, em função do cultivar e/ou do regime de chuvas da região (volume e distribuição) no período de implantação e de crescimento das plantas e da data de semeadura.

Em função dessa diminuição na população, este trato cultural passou a ter maior importância no cultivo de soja, sendo que a eqüidistância entre plantas e a distribuição do número correto de sementes, definirão o potencial produtivo da cultura.

Outro fator de extrema importância na semeadura da soja é o controle de plantas daninhas, sabendo-se que a ausência de plantas daninhas no inicio do ciclo diminuem perdas com relação à competição interespecífica (Cultura X Planta Daninha). A aplicação de produtos seletivos à cultura da soja, normalmente tem custo mais representativo, alem de menor eficiência devido ao estágio avançado das plantas daninhas no maior número dos casos.

Contudo, a semeadura se constitui da mais importante prática durante o ciclo da cultura, definindo o potencial máximo da mesma. As práticas de manejo subsequentes têm grande relevância, mas permitem apenas a manutenção do pontecial definido na semeadura, daí tal importância a essa operação.

 

 

Eng. Agr. Mauro Roberto Rohr

Detec - Coagril

Galeria de Fotos

 Clique nas imagens para ampliar

OUTROS INFORMATIVOS

ESCOLHA DO HÍBRIDO PARA SILAGEM

ESCOLHA DO HÍBRIDO PARA SILAGEM

LER MAIS
PULGÕES NO TRIGO

PULGÕES NO TRIGO

LER MAIS
Dessecação para a implantação da cultura do milho

Dessecação para a implantação da cultura do milho

LER MAIS