(54) 3333-9000
(54) 99983-0259

INFORMATIVOS

COMO DIAGNOSTICAR E TRATAR AS MASTITES SUBCLÍNICAS

A mastite, caracterizada como um processo inflamatório da glândula mamária, é um dos principais entraves na bovinocultura leiteira, ocasionando grandes prejuízos para a atividade.

O maior deles é a queda na produção do leite, seguida do leite descartado, custo com reposição, redução do valor comercial, medicação, serviços veterinários, etc

A mastite pode ser classificada como clínica ou subclínica. A mastite clínica é aquela onde se observa alterações clínicas no leite e no animal, enquanto a subclínica possui caráter silencioso, não sendo detectada a olho nu.

Nos casos subclínicos se faz necessária a utilização de exames complementares para sua detecção, como o California Mastits Test (CMT) e a Contagem de Células Somáticas (CCS). O CMT é um exame simples e barato, apresenta boa precisão, inclusive sendo capaz de classificar a mastite em diferentes graus, já o de CCS, é por meio de laboratório, precisando acondicionamento do leite.

Após detectada a mastite subclínica, a melhor forma de controle é a realização da terapia de vaca seca. Durante esse período, faz-se o uso de antibióticos com o intuito de eliminar as infecções intramamárias existentes, além de prevenir novos casos de mastite após a secagem e no período pré-parto.

As principais caraterísticas de um bom medicamento intramamário para a terapia de vaca seca é ser de concentração superior ao usualmente utilizado para vacas em lactação, possuir veículo oleoso e longa ação (SMITH & TODHUNTER, 1982).

O uso de um selante intramamário também é indicado, visto que muitas vezes há falhas na formação do tampão de queratina produzido naturalmente no teto do animal, havendo chance de entrada de agentes infecciosos oportunistas.

EU RECOMENDO UM BOM PROTOCOLO DE VACA SECA, POIS PREVENIR SEMPRE FOI MAIS FACIL QUE REMEDIAR, PRINCIPALMENTE EM MASTITE, QUE É O NOSSO MAIOR DESAFIO.

Qualquer duvida, estou a disposição no Departamento Pecuário da Coagril.

Med. Veterinário Giovani Menegon

Galeria de Fotos

 Clique nas imagens para ampliar

OUTROS INFORMATIVOS

ESCOLHA DO HÍBRIDO PARA SILAGEM

ESCOLHA DO HÍBRIDO PARA SILAGEM

LER MAIS
PULGÕES NO TRIGO

PULGÕES NO TRIGO

LER MAIS
Dessecação para a implantação da cultura do milho

Dessecação para a implantação da cultura do milho

LER MAIS