(54) 3333-9000
(54) 99983-0259

INFORMATIVOS

Pragas e doenças nas culturas de inverno

No inicio do plantio das culturas de inverno, devemos tomar cuidado com as pragas e doenças de solo que estão presentes na lavoura a ser implantada. Em vistorias feitas pelo departamento técnico da Coagril  podemos presenciar a infestação de corós  no solo, onde encontramos as espécies da pastagem (diloboderus abderus) e coró do trigo(Phyllopaga triticophaga), também se tem encontrado lagartas das pastagens e spodoptera cosmioides, lagartas estas que estão sob a palhada, dificultando o seu controle.

Essas pragas podem tanto comer as sementes, como as raízes das plantas e folhas, os sintomas são falhas no plantio, planta murcha, vigor baixo e morte das plântulas. Isso causa perda de densidade populacional por ha e assim consequentemente a redução de produtividade.

Outro grande problema são manchas foliares causadas por fungos, se observa essas manchas por enquanto em aveias já implantadas, mas podendo também ser um problema na cultura do trigo quando esta estiver semeada, devido às altas temperaturas registradas, uma vez que essa cultura é de inverno e não se adapta bem ao calor extremo.

O Método mais eficaz para o controle dessas pragas e doenças é o tratamento de sementes da cultura a ser implantada. Principalmente nas culturas de inverno, onde o espaçamento entre linhas é reduzido, pois o percentual de controle aumenta devido a maior concentração de produto químico por m².

Maiores informações podem ser adquiridas junto ao departamento técnico da Coagril.

 

Técnico Agricola. Márcio Andrei Fusiger

Galeria de Fotos

 Clique nas imagens para ampliar

OUTROS INFORMATIVOS

ESCOLHA DO HÍBRIDO PARA SILAGEM

ESCOLHA DO HÍBRIDO PARA SILAGEM

LER MAIS
PULGÕES NO TRIGO

PULGÕES NO TRIGO

LER MAIS
Dessecação para a implantação da cultura do milho

Dessecação para a implantação da cultura do milho

LER MAIS