(54) 3333-9000
(54) 99983-0259

INFORMATIVOS

Doenças na Cultura do Trigo.

Doenças na Cultura do Trigo.

 

Para semeadura mais do cedo, a cultura encontra-se em fase de perfilhamento a início de alongamento, devido a isto, devemos intessificar o monitoramento para algumas doenças que possam infectar o trigo, priorizando o controle preventivo, já que este é mais eficiente. Dentre os doenças principais podemos citar: Ferrugem da Folha (Puccinia triticina), oidio (Blumeria graminis f.sp.tritici), Mancha Marrom (Bipolaris sorokiniana) e Mancha Amarela (Drechslera tritici repentis) .

Ferrugem da Folha: Encontrada no inicio do inoculo no baixeiro das plantas, caracteriza-se por pústulas de coloração amarelo-alaranjada devido a ocorrência de elevadas temperaturas que variam de 15°C a 25°C e molhamento em excesso.

Oídio: O fungo reduz a área de fotossíntese da planta é identificado por uma massa branca na superfície da folha e na parte inferior se tornam verde pálido a amarelado ocorre devido á umidade e temperaturas elevadas, estima-se que em alta infestação pode causar perdas de até 40% da produtividade.

Mancha Marrom: Identifica-se por uma lesão parda escura no centro da folha com bordas arredondadas e de tamanhos diversos, ocorre por temperaturas altas e por alto período de molhamento.

Mancha Amarela: Ocorre por altas umidades e temperaturas elevadas que variam de 15°C a 28°C é identificada por um halo amarelado que vai se expandindo na folha da planta até causar a morte da mesma.

Em vistorias realizadas pelo departamento técnico nas lavouras de trigo foi diagnosticado a presença das doenças descritas acima, principalmente a ocorrência de ferrugem da folha, sabendo  que algumas cultivares tem  menor resitência genética, comparada a outras cultivares, recomenda-se estrátegia de controle diferenciado com uso de  produtos e dosagens de acordo, para cada situação.

Quero também resaltar atenção as manchas foliares e oidio, para não descuidarmos do monitoramento sobre estás doenças e desta forma realizarmos um controle eficiente, afim de assegurar o sucesso da lavoura.  Colocamos o departamento técnico da COAGRIL a disposição.

 

 

 

Engenheiro Agrônomo Roger adriano Uebel.

Galeria de Fotos

 Clique nas imagens para ampliar

OUTROS INFORMATIVOS

Manejo de nitrogênio em trigo

Manejo de nitrogênio em trigo

LER MAIS
DIARREIA VIRAL BOVINA

DIARREIA VIRAL BOVINA

LER MAIS
Manejo e controle de aveia e azevém em pós emergência do Trigo

Manejo e controle de aveia e azevém em pós emergência do Trigo

LER MAIS