(54) 3333-9000
(54) 99983-0259

INFORMATIVOS

DOENÇAS DA CULTURA DO TRIGO

Em Nosso Município as lavouras implantadas com a cultura do trigo, encontram-se em estágio de desenvolvimento vegetativo e estágio de desenvolvimento reprodutivo, variando conforme o ciclo de cada cultivar. Devido ao clima de umidade, calor e temperaturas elevadas dos últimos dias, devemos ficar atentos as doenças que começam a serem diagnosticadas nas cultivares implantadas nas lavouras, sendo elas Ferrugem da Folha (Puccinia Triticina), oídio (Blumeria Graminis f.sp.Tritici), Mancha Marrom (Bipolaris Sorokiniana) e Mancha Amarela (Drechslera Tritici Repentis) .

Ferrugem da Folha: O início do inoculo da ferrugem da folha do Trigo é diagnosticada na parte inferior das plantas, caracterizada por pústulas de coloração alaranjada, devido a ocorrência de orvalho ou molhamento entre 8 a 10 horas.

Oídio: Oídio é um fungo identificado por uma massa branca no colmo e na parte inferior da folha, reduz a área fotossintética das plantas ocorre em condições de clima seco e temperaturas elevadas onde o mesmo não necessita de período de molhamento para que ocorra a infecção do mesmo na planta.

Mancha Marrom: A mancha marrom identifica-se por uma lesão escura no centro da folha com bordas arredondadas de diversos tamanhos, ocorre por altas temperaturas e pelo alto período de molhamento entre 15 a 18horas.

Mancha Amarela: Mancha Amarela é diagnosticada pela ocorrência de altas umidades e elevadas temperaturas que variam de 15°C a 28°C, e pelo alto período de molhamento entre 15 a 18horas. É caracterizada por um halo amarelado que vai se expandindo na folha da planta até causar a morte da mesma.

 Portanto para um controle preventivo, é indicado realizar um tratamento de sementes com fungicidas que tenham uma boa eficiência de controle,Realizar a  aplicação no ínicio dos primeiros sintomas,com os fungicidas dos grupos químicos triazois e estrobilurinas, onde as misturas dos dois grupos químicos tem se mostrado eficientes, para o controle de ferrugens e manchas foliares, referente ao controle de oídio, os fungicidas com os ingredientes ativos a base de Tebuconazol, Carbendazin e Morfolinas tem se mostrado mais eficientes, quando aplicados no inicio da infecção.

 Para maiores informações o Departamento técnico da Coagril está á disposição dos produtores.

 

Téc em Agrop.Juliano Steffens 

Detec Coagril

Galeria de Fotos

 Clique nas imagens para ampliar

OUTROS INFORMATIVOS

Semeadura da cultura da soja

LER MAIS
DESSECAÇÃO EM PRÉ SEMEADURA DA CULTURA DA SOJA

DESSECAÇÃO EM PRÉ SEMEADURA DA CULTURA DA SOJA

LER MAIS
DESSECAÇÃO PRÉ-COLHEITA DO TRIGO

DESSECAÇÃO PRÉ-COLHEITA DO TRIGO

LER MAIS