(54) 3333-9000
(54) 99983-0259

INFORMATIVOS

Pragas na Cultura da Soja

Ácaro Branco: Esse ácaro possui tamanho reduzido de 0,2 mm de comprimento e coloração clara, quase transparente. Vive na face inferior das folhas e é de difícil visualização sem lente de aumento. Em razão do curto ciclo biológico desse ácaro, de 3 a 5 dias, é importante que sejam feitas inspeções periódicas na lavoura, com o objetivo de identificar os primeiros focos de infestação e contê-la no início.

Essa praga é encontrada em diversas culturas. Na soja, causa o bronzeamento de folhas, hastes, caule e principalmente brotações. As folhas atacadas ficam com cor castanha, brilhante e podem apresentar as bordas dobradas para baixo, consistência alterada e ficar quebradiças.

Ácaro Rajado e Vermelho: Esses ácaros são relativamente grandes e podem ser vistos a olho nu.

As colônias são encontradas na face inferior das folhas juntamente com as teias produzidas por esses ácaros.

Para se alimentar, eles raspam a superfície foliar e sugam a seiva. Dessa forma, na face superior das folhas, no lugar oposto onde ocorre o ataque, surgem manchas esbranquiçadas. Com o passar do tempo, essas manchas ficam bronzeadas, secam e causam a queda das folhas. Em decorrência da perda de área foliar, as plantas não se desenvolvem bem e produzem menos.

O clima com poucas chuvas e altas temperaturas favorece o desenvolvimento dos ácaros. No período frio e na entressafra, os ácaros podem mudar de coloração e buscar refúgio na vegetação rasteira, por isso é importante o produtor que já teve problemas com ácaro monitorar a lavoura porque pode surgir novos focos.

Deve-se ter um cuidado também sobre lagartas que tem-se encontrado nas vistorias feitas nas ultimas semanas, principalmente a falsa medideira e algumas helicoverpas. Nas sojas Intacta também tem-se visto algumas lagartas, principalmente Spodopteras onde as mesmas não estão sendo controladas, se a infestação for de grande porte é necessário ser feito um controle com inseticidas eficientes para este tipo de praga.

                                                                                                                        

Para maiores informações estamos a disposição no DETEC da Coagril.

Técnico em Agropecuária Márcio Andrei Fusiger

Galeria de Fotos

 Clique nas imagens para ampliar

OUTROS INFORMATIVOS

Semeadura da cultura da soja

LER MAIS
DESSECAÇÃO EM PRÉ SEMEADURA DA CULTURA DA SOJA

DESSECAÇÃO EM PRÉ SEMEADURA DA CULTURA DA SOJA

LER MAIS
DESSECAÇÃO PRÉ-COLHEITA DO TRIGO

DESSECAÇÃO PRÉ-COLHEITA DO TRIGO

LER MAIS