(54) 3333-9000
(54) 99983-0259

NOTÍCIAS

Desfile abre oficialmente a 27º Chapadafest

Perto de 12 mil pessoas assistiram, no final da tarde de domingo (10) ao desfile do 27º Chapadafest, que abriu oficialmente a festa que homenageia a etnia alemã, uma das principais colonizadoras do município. O público, começou a ocupar as quadras centrais da rua Alfredo Winck, logo depois do meio da tarde. Quando a apresentação dos 39 grupos começou, por volta das 20h, o público já havia tomado o passeio público, e aos aplausos prestigiavam quem desfilava em carros alegóricos ou a pé.

Os bonecos, simbolizando os personagens típicos Frida e Fritz vieram a frente abrindo a festa dos alemães, que se prolongou até pouco depois das 21h30min, quando um show com fogos de artifícios coloriu o início da noite, dando boas vindas ao público, que durante esta semana deverá participar novamente da programação do Chapadafest. O evento termina domingo (17), com baile no Ginásio 3 de Junho.

A religiosidade do povo de Chapada também esteve entre os temas apresentados durante o desfile, que lembrou ainda da cultura dos gaúchos com apresentação em carro alegórico, do CTG Galpão Crioulo. Corais alemães de localidades do interior também desfilaram. O esporte e o lazer fizeram parte novamente de mais uma edição do Chapadafest, que destacava também a agricultura familiar que é forte no município.


Referência aos alemães.

O prefeito da cidade, Carlos Catto, em curta mensagem para quem participava do evento, destacou a importância da colonização alemã, no desenvolvimento econômico e cultural do município, que completará este ano 57 anos de emancipação. “Temos hoje (domingo) na cidade, visitantes que vieram dos estados do Pará, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Bahia. São pessoas que deixam para visitar seus parentes e amigos que residem em nosso município durante o mês de janeiro, para aproveitarem a Chapadafest”, disse Catto. Segundo ele, a festa se consolidou como uma das mais importantes da região norte do Rio Grande do Sul, trazendo para um desfile a história da colonização alemã. “A Chapadafest mostra, de um lado, a cultura de um povo e, do outro, as potencialidades econômicas do município”, completou.


Boa participação do público.

Um dos casais coordenadores desta 27ª edição do Chapadafest, Hélio e Cátia Martins, no final do desfile, disseram que o evento estava sendo coroado pela participação de mais de 10 mil pessoas da cidade e de outros municípios da região e de fora do estado. “A festa vai continuar na quinta-feira, sexta-feira, sábado e domingo, com bailes animados por duas bandas cada uma das noites”, enfatizou Martins. De acordo com ele, este ano durante a Chapadafest deverão ser consumidos de 20 a 25 mil litros de chopp. “Tem pela frente, ainda, muitas horas de musica típica alemã. Venham se divertir”, convidou Cátia.

Quem assistiu ao desfile, pela primeira, vez foi a estudante carazinhense, Gabriela Müller. “Tudo muito bonito. Nunca havia assistido a um desfile destes na cidade onde moram meus avós”, disse a jovem, que já planeja visitar os parentes no ano que vem, para assistir novamente ao desfile da Chapadafest.


Fonte: Diário da Manhã

OUTRAS NOTÍCIAS

OFERTAS DA SEMANA...

OFERTAS DA SEMANA...

LER MAIS
QUINTA DIA DO HORTIFRÚTI

QUINTA DIA DO HORTIFRÚTI

LER MAIS
Aniversário Coagril Posto do Avião

Aniversário Coagril Posto do Avião

LER MAIS

 

Ver todas as notícias