Informativos Coagril

BEM ESTAR ANIMAL NA PECUÁRIA LEITEIRA

Informativo

Com a evolução da pecuária leiteira nos aspectos nutricionais e genéticos, se faz necessário conhecer novos conceitos de exploração, no que diz respeito a conforto animal visando o aumento de produção/vaca/dia.

Quando observa-se animais que tem boa genética e que estão extremamente sujos, machucados, com escore corporal muito baixo, dificuldade de se locomover, ofegantes com boca aberta, muita salivação, baixos índices reprodutivos, baixa média de produção/vaca/dia, estes fatores nos indicam que os animais estão sobre estresse . Então o que se precisa fazer é usar do bom senso, melhorar na medida do possível e de acordo com a realidade de cada propriedade, as instalações onde os animais vivem, sombreamento seja ele artificial ou, natural, oferta de água limpa de fácil acesso, evitar pedras no caminho e onde ficam estes animais, colocação de ventiladores, aspersores na sala de espera e sala de alimentação (free stall), camas bem manejadas, evitar locais úmidos e barrentos, se melhorarmos estes pontos ou adaptarmos parte deles somado a uma boa nutrição e um controle sanitário, tais problemas se tornarão menos frequentes, consequentemente as médias de produção irão aumentar em escala significativa. Tornando a propriedade mais eficiente e rentável.

É importante que se procure assistência técnica para trocar ideias e fazer a melhor decisão quando se busca melhorias neste sentido.

Sabe-se que a atividade leiteira é uma atividade assim como tantas outras que depende de muita atenção e dedicação diária, que vai desde a observação do comportamento do rebanho, fatores de manejo e situação de custos. A produção de leite passa por mudanças a todo o momento, fazendo-se necessário que o produtor tenha um controle de gerenciamento para ajustes constantes em sua propriedade, pois estes ajustes podem fazer a diferença econômica da propriedade, onde o produtor deverá fazer de sua propriedade uma empresa, estando sempre atento a toda e qualquer situação para sua eficiência produtiva e econômica, tendo ainda uma boa condição de vida e bem estar da família no meio rural.

Méd. Vet. Giovani Menegon - DEPEC- COAGRIL

Veja mais

Outros informativos

Noticias

RESULTADOS JOGOS DA 1ª...

Saiba mais

Noticias

CARNÊ 2ª FASE

Saiba mais

Noticias

DIA DE FEIRA

Saiba mais

Noticias

Carnê de jogos da 1ª

Saiba mais

Ver tudo