(54) 3333-9000
(54) 99983-0259

INFORMATIVOS

ASSISTÊNCIA TÉCNICA – MUITO IMPORTANTE PARA O PRODUTOR!

Tenho sido muito indagado, desde que cheguei a COAGRIL, sobre o futuro da atividade leiteira, então resolvi escrever esse artigo, comentando sobre a assistência técnica, que ao meu ver, ajudara muito o produtor a encarar esse momento de crise.

Bom, se os preços do leite estão ruins, em comparação aos custos, como posso trabalhar sem eficiência? Será que conseguimos? Neste momento, o meu objetivo é comentar sobre o assunto: “buscar ajuda".

Enfatizo que para produzir, precisamos saber produzir. Se eu quiser ter boa saúde eu preciso ter boas práticas de saúde e procurar um médico. Se você quiser dinheiro emprestado, geralmente irá ao banco. Se você quiser água, vai a fonte. Se quiser produzir com eficiência, busque um técnico.

Na produção agropecuária, novas técnicas são lançadas quase que diariamente, pois inúmeros são os trabalhos conduzidos nas academias de pesquisas. Pois bem. Os trabalhos lançados não são para pesquisadores, e sim para produtores

Se tomarmos como exemplo o lançamento de capins, o objetivo é que eles sejam mais resistentes, precisem de menos nutrientes e produzam mais. Como exemplo, temos um capim chamado Colonião (Panicum maximum) “parente” do Mombaça, capim muito utilizado nos dias de hoje. Mas porquê não utilizamos mais o Colonião já que ele está nas beiras de matas e rodovias por todo o país? Simplesmente porque lançaram um capim melhor (não milagroso) mas melhor que ele. A assistência técnica deve passar essa informação ao produtor ou ainda dizer a ele como ele pode melhorar o Colonião, caso o produtor o utilize.

Outro exemplo que temos é o Tifton e o Coast Cross, capins do gênero Cynodon e que se multiplicam por muda. Então, lançaram outro capim chamado Vaquero que se multiplica por semente para substituir os dois anteriores e de fato, podemos notar que a substituição não vem ocorrendo. Não é porque um capim é novo que deve ser utilizado, pois ele também tem os seus problemas, suas qualidades e indicações e isso um técnico poderá te responder. Mas, ai vem as perguntas: "se ele se multiplica por semente, a implantação não é mais fácil?" Sim, verdade, mas e os outros aspectos? O que pode ser bom para algo, pode não ser bom em outro aspecto.

Canso-me às vezes quando ouço produtores comprando inúmeros produtos e se enchendo de dívidas e um técnico não foi solicitado e vejo que aquele produtor perderá dinheiro. Neste momento insiro no assunto: quanto custa uma assistência? Não irei falar de valores aqui, mas sim, do mérito de um bom profissional.

Resumo este texto dizendo que todos devem procurar apoio técnico para PERDER MENOS. Sim, perder menos. Busque informação e a confirme. Busque o melhor produto, CUIDADO COM PRODUTOS MILAGROSOS. Existem muitos produtos que retiram grande parte do lucro, mas existe o verdadeiro técnico, aquele treinado, e composto por ética e responsabilidade e que fará o serviço correto. Para finalizar, buscar informações nem sempre custa ao produtor. Muitas vezes ela vem de graça e fácil. Leia, pergunte, se informe e produza. Lute talvez por associações, ou seja, um produtor não consegue pagar um técnico, mas dez, mil ou dois mil podem conseguir. Chame um técnico.

Méd. Vet. Giovani Menegon - DEPEC- COAGRIL

Galeria de Fotos

 Clique nas imagens para ampliar

OUTROS INFORMATIVOS

Semeadura da cultura da soja

LER MAIS
DESSECAÇÃO EM PRÉ SEMEADURA DA CULTURA DA SOJA

DESSECAÇÃO EM PRÉ SEMEADURA DA CULTURA DA SOJA

LER MAIS
DESSECAÇÃO PRÉ-COLHEITA DO TRIGO

DESSECAÇÃO PRÉ-COLHEITA DO TRIGO

LER MAIS