(54) 3333-9000
(54) 99983-0259

INFORMATIVOS

DESSECAÇÃO PARA IMPLANTAÇÃO DAS CULTURAS DE INVERNO

Estamos chegando na época da semeadura das culturas de inverno, sendo a dessecação  a primeira prática para uma boa implantação da lavoura. Alem disso, neste momento de pós-colheita da cultura da soja devemos nos atentar também aquelas plantas daninhas que ainda persistem da cultura de verão e que irão produzir sementes para o banco de sementes do solo.

            Para efetuarmos a dessecação destas culturas devemos adotar uma sistemática que deve ter alicerce no monitoramento do problema. Cabe salientar a importância de identificarmos áreas que apresentam azevém resistente ao glifosato, tendo-se neste caso que manejarmos esta cultura de forma diferenciada, associando um graminicida (Poast®, Select®) com o  glifosato, para se ter um excelente controle. Neste manejo, alem de se controlar o Azevem resistente, alvo da aplicação, consegue-se com eficiencia controlar outras plantas daninhas importantes no sistema de cultivo como exemplo o Capim-Rabo-de-Burro e a Capim Milhã.

Em áreas que apresentem Buva e Trapoeraba, plantas daninhas de difícil controle, devem ser associados produtos com alto poder latifolicidas, dentre estes podemos enquadrar os produtos Ally® e DMA.O controle de plantas daninhas de folha larga também possibilita excelente controle sobre as plantas voluntárias de soja que emergem após a colheita, reduzindo a infecção de doenças que permanecem hospedadas nestas plantas, como oídio e ferrugem, na próxima safra da cultura.

            É importante salientar que os cuidados com umidade do ar, temperatura, vento, qualidade da água, tipo de bico, insolação e uso de adjuvantes ( Oleo mineral, espalhante adesivo) são de fundamental importância para o sucesso da dessecação.

Contudo, o aporte de palha no período do inverno representa a conservação do solo, a melhora da estrutura do solo pelas raizes das culturas e a ciclagem de nutrientes, todos fatores benéficos que podem contribuir para o aumento da produtividade das culturas utilizadas no sistema de produção inverno-verão.

 

 

                                                           Eng. Agr. Mauro Roberto Rohr

                                                           DETEC - COAGRIL

OUTROS INFORMATIVOS

DIA DE CAMPO DE CULTIVARES DE MILHO

DIA DE CAMPO DE CULTIVARES DE MILHO

LER MAIS

Infestação de tripes na cultura da soja.

LER MAIS

CONTROLE FITOPATOLÓGICO NO INÍCIO DO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DA SOJA.

LER MAIS