(54) 3333-9000
(54) 99983-0259

INFORMATIVOS

TRATAMENTO DE SEMENTES PARA CULTURAS DE INVERNO

 

            Uma alternativa que vem surgindo e se tornando a cada dia a mais viável e garantida para um bom sucesso no controle, tanto de pragas como de doenças fungicas, na fase inicial das culturas, é o tratamento de sementes, nesse caso com inseticida e fungicida.

            O tratamento de sementes é realizado alguns dias antes de efetuar o plantio, misturando produtos como inseticidas, fungicidas entre outros produtos com recomendação para tratamento de semente. Junto a calda do tratamento era utilizado agua para facilitar o tratamento, mas hoje com a evolução das tecnologias e equipamentos, chegou o tratamento industrial onde não vai mais a adição de agua, somente os fungicidas, inseticidas, hormônios de crescimento, polímero e pó secante, isso mantem a semente com a qualidade de germinação e vigor intacta.

            O tratamento com inseticida nas culturas de inverno geralmente realizado com produto a base de Imidacloprid, que é o mais recomendado para efetuar o controle das principais pragas iniciais na cultura do trigo, aveia e cevada. Outra forma de efetuar o controle é a aplicação via parte aérea, mas dessa forma o inconveniente é que o controle vai ser realizado quando os danos causados pelas pragas já estão aparentes, já constatando perdas de rendimento futuramente.

            Em se tratando do controle do pulgão no trigo, aveia e cevada o mesmo deve ser realizado com produtos neonicotinóides, que apresenta um bom residual inicial em condições normais de clima, o controle do pulgão também pode ser realizado via parte aérea, mas dessa forma o produtor vai realizar o controle muito tarde, quando percebe manchas amareladas ou avermelhadas ao acaso em sua lavoura, essas são sintomas de virose, que é transmitido pelo pulgão, que também ocorre na cultura da aveia e cevada. Quando os danos são vistos nas lavouras o potencial de rendimento já está comprometido, não havendo mais maneira de restabelecer as condições normais de lavoura.

            Com relação ao controle das doenças iniciais da cultura do trigo, o tratamento de sementes é indispensável, pois o controle via parte aérea encaresse o custo da lavoura e o controle também são realizados muito tarde. As principais doenças que se instalam na fase inicial da cultura são o Oídio e Manchas foliares, as mesmas debilitam as plantas sendo assim porta de entrada para as doenças foliares na fase de enchimento de grãos.

 

 

                                                                                  RAFAEL OPPELT

                                                                                  Tec. Agrícola DETEC-COAGRIL

Galeria de Fotos

 Clique nas imagens para ampliar

OUTROS INFORMATIVOS

DIA DE CAMPO DE CULTIVARES DE MILHO

DIA DE CAMPO DE CULTIVARES DE MILHO

LER MAIS

Infestação de tripes na cultura da soja.

LER MAIS

CONTROLE FITOPATOLÓGICO NO INÍCIO DO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DA SOJA.

LER MAIS