Informativos Coagril

MANEJO DE FINAL DE CICLO DA CULTURA DA SOJA

Informativo

Estamos nos aproximando do momento da maturação da cultura da soja, cuja importância principal é a manutenção do limbo foliar fotossinteticamente ativo até o momento da senescência natural, proporcionando pleno enchimento de grãos e máxima produtividade.

                Na corrente safra, o clima tem favorecido a cultura em grande parte do desenvolvimento, permitindo-a construir potencial e estrutura fenológica comparáveis ao encontrados na safra passada. Houve a ocorrência de um período de estresse hídrico que perdurou cerca de 20 dias, causando alguns efeitos interessantes em relação a ocorrência de ferrugem, principal doença da oleaginosa.

                Este período de estresse hídrico determinou a queda de folhas desidratadas no terço inferior, principalmente nas cultivares mais precoces, e implantadas no inicio da janela de cultivo, que aliada ao aumento das temperaturas diminuiu significativamente a severidade da doença.

                A evolução da ferrugem da soja (Phakopsora pakhyrhizi) em relação às safras anteriores tem tido o aumento de sua severidade retardada tanto em virtude da condição climática ocorrida em meados de janeiro, mas, destaca-se o aumento do cuidado e da qualidade das aplicações realizadas pelo produtor.

                Atualmente têm se percebido no campo o aumento significativo da severidade de ferrugem, principalmente pela maturação das cultivares de ciclo precoces e pelo clima que tem favorecido o aumento da dispersão e infecção da doença.

                Tal fato deve colocar os produtores em alerta, principalmente para as cultivares de ciclo mais longo e semeaduras de segunda quinzena de novembro que estão ainda em fase de enchimento de grãos, podendo ocasionar grandes perdas no rendimento da cultura.

                Contudo a sanidade da cultura tem sido superior às safras anteriores, proporcionando expectativa de produtividades tão boas quanto à safra passada na maioria das lavouras, embora houvesse dificuldade no estabelecimento no inicio do cultivo.

 


Eng. Agr. Mauro Roberto Rohr

DETEC - COAGRIL

Veja mais

Outros informativos

Noticias

Destinação de doações...

Saiba mais

Noticias

Agradecimento

Saiba mais

Noticias

NOTA DE SOLIDARIEDADE

Saiba mais

Noticias

CONDIÇÕES DIFERENCIADAS...

Saiba mais

Ver tudo