Informativos Coagril

Dessecação pré-semeadura da soja

Informativo

No momento em que se aproxima mais um período de semeadura da soja é importante adotar práticas de manejo que favoreçam o crescimento e desenvolvimento da cultura, um destes é a dessecação pré-plantio.

A dessecação consiste na eliminação das culturas de cobertura e de toda vegetação existente antes da semeadura das culturas, incluindo as plantas daninhas. Para isso, devemos utilizar herbicidas de ação sistêmica ou de contato.

É importante realizar a dessecação para controlar as plantas daninhas antes do plantio da soja, pois assim evitamos a competição destas plantas por nutrientes e agua do solo, a semeadura será realizada adequadamente pois não haverá massa verde da palhada, e tantas outras vantagens.

Nas áreas onde tem implantado trigo por exemplo, é mais fácil de se fazer a dessecação, pois o manejo que já vem sendo feito com  herbicidas no decorrer cultura ajudando no controle das plantas daninhas que estarão com um porte menor onde o herbicida usado fará um melhor controle. Diferente do manejo onde há pastagens ou pousio, pois nestas áreas normalmente encontramos um maior numero de plantas com porte elevado, dificultando o controle que deve ser feito em aplicações sequenciais para ter-se um melhor resultado.

A dessecação sequencial compreende a aplicação antecipada com herbicidas sistêmicos, cerca de 25 dias antes da semeadura, podendo variar em função da infestação, complementada com a aplicação de outro herbicida de contado, podendo ser associado com um residual, isto uns dias antes da semeadura da soja.

Normalmente, este tipo de manejo é indicado para infestações elevadas, de plantas bem desenvolvidas ou de difícil controle. Neste método, a primeira aplicação possibilita eliminar a cobertura proporcionada pelas plantas de maior estatura, porém, de maneira geral não possibilita o controle daquela vegetação mais rasteira, protegida pela vegetação mais alta. Para o controle dessa vegetação ou mesmo de plantas oriundas de um novo fluxo de emergência, é realizada uma segunda aplicação de manejo.

A escolha do herbicida a ser usado depende sempre da composição e população de plantas daninhas na área, lembrando sempre que o departamento técnico da Coagril esta a disposição para maiores informações.

 

Márcio Andrei Fusiger. Técnico Agrícola, Detec Coagril

Veja mais

Outros informativos

Noticias

Agradecimento

Saiba mais

Noticias

NOTA DE SOLIDARIEDADE

Saiba mais

Noticias

CONDIÇÕES DIFERENCIADAS...

Saiba mais

Noticias

AVISO

Saiba mais

Ver tudo