Informativos Coagril

TODA VACA COM HIPOCALCEMIA CAI?

Informativo

A febre do leite, ou hipocalcemia, é uma doença que acomete as vacas no período de transição (95% dos casos são nas primeiras 48 horas após o parto). Ela ocorre devido a uma queda brusca nos níveis de cálcio no sangue dos animais após a esgota do colostro, visto que este contém grandes quantidades do mineral. Se a vaca não conseguir suprir essa demanda através da retirada de cálcio dos ossos, ela apresentará a doença.

É importante ressaltar que a hipocalcemia pode aparecer nos animais de duas formas: clínica ou subclínica. No primeiro caso, encontramos a vaca cambaleando ou caída nos primeiros dias após o parto. Já na hipocalcemia subclínica, o animal está aparentemente normal, porém os níveis de cálcio estão abaixo do ideal. Ou seja, a vaca não cai! Neste caso, a única maneira de diagnosticarmos é através da coleta de sangue e envio para laboratório, para que seja dosado o nível de cálcio.

A hipocalcemia subclínica tem sido foco de muitos estudos na atualidade devido a sua importância. Segundo diversos trabalhos, a incidência desta forma da doença pode chegar a 75% dos animais, dependendo da raça, número de lactações, produção de leite e dieta pré-parto. Isto impacta diretamente na saúde do animal e na rentabilidade da atividade leiteira, visto que animais com hipocalcemia subclínica têm queda na imunidade (aumento do risco de mastite, metrite, retenção de placenta), diminuição da contratilidade muscular (queda na motilidade ruminal, aumento do risco de cetose e deslocamento de abomaso), problemas reprodutivos (demora para entrar em cio e dificuldade para emprenhar) e queda da produção de leite.

Vacas com hipocalcemia subclínica produzem menos leite, são mais propensas a apresentarem outras doenças metabólicas, infecciosas e têm pior reconcepção. Como a hipocalcemia tipicamente se manifesta antes que as demais enfermidades do período de transição, ela tem sido considerada como fator predisponente às demais doenças citadas acima. Estimativas conservadoras sugerem uma perda de receita de R$400,00 a R$500,00 para cada ocorrência de hipocalcemia subclínica.

Médico Veterinário GIOVANI MENEGON - DEPEC COAGRIL

Imagens

Galeria de fotos

Veja mais

Outros informativos

Noticias

8º Seminário Regional...

Saiba mais

Noticias

DIA DE FEIRA

Saiba mais

Noticias

PROMOÇÃO DE ROLAMENTOS...

Saiba mais

Noticias

OFERTA RELÂMPAGO

Saiba mais

Ver tudo