Informativos Coagril

Erosão, um problema causado pelo excesso de chuvas.

Informativo

O mês de Maio está encerrando com uma precipitação pluvial acima dos 600 milímetros, ocasionando nas lavouras muitas erosões, principalmente em áreas com uma inclinação na qual favorece na formação desse fenômeno. A erosão como sabemos, consiste no processo de desgaste, transporte e sedimentação das rochas e, principalmente, dos solos. Ela pode ocorrer por processos naturais, que costumam ser mais lentos e de menor impacto, e por processos antrópicos, o que caracteriza as erosões aceleradas. A ação desse fenômeno pode gerar grandes prejuízos tanto no meio urbano quanto no meio rural.

Em termos de classificação, há vários tipos de erosão, que podem ser classificadas conforme o tipo de agente erosivo atuante, como a água, os ventos e os seres vivos. A erosão pluvial é o principal tipo de erosão, causado pela ação da água das chuvas. Em geral, qualquer desgaste do solo ocasionado pelas precipitações pode ser classificado como erosão pluvial, mas nas áreas onde o terreno é menos protegido pela vegetação e outros elementos, os efeitos da ação da água podem ser mais intensamente sentidos.

Dentro da erosão pluvial temos algumas formas na qual pode classificada conforme sua ocorrência, erosão em splash; no qual se caracteriza pelo impacto das gotas de chuva sobre o solo. Aparentemente simples, mas esse processo pode ocasionar problemas maiores caso se intensifique pela total ou parcial desagregação das partículas do solo e das rochas, erosão laminar ocorre quando o escoamento superficial das águas das chuvas “lava” o solo, ou seja, retira a sua cobertura superficial, desgastando-o, erosão em sulcos é quando o escoamento da água sobre os solos intensifica o seu desgaste a ponto de formar pequenas “linhas” ou cortes no terreno, geralmente, esse é o princípio para a formação de erosões mais graves em áreas de declividade, erosão em ravinas, caracteriza-se quando a água das chuvas, com o tempo, vai abrindo cavidades maiores ao longo da declividade do terreno.

Temos ainda a erosão Fluvial, que consiste no desgaste provocado pelo leito dos rios tanto quando eles se excedem e avançam sobre as margens quanto quando a vegetação ciliar é removida e desprotege o relevo ao redor dos cursos d´água, e a erosão chamada de voçoroca, que pode ser resultante da combinação de vários tipos de erosão, formando grandes crateras que costumam atingir o lençol freático ou estruturas internas dos solos.

Contudo, temos algumas formas ou medidas na qual podemos tomar como medidas de controle para conter algumas formas de erosão, como abertura de curvas de níveis ou abertura de bacias de contenção que são as formas mais utilizadas para evitar a erosão do solo, perante uma avaliação do dano para uma tomada de decisão, por isso o departamento técnico da Coagril está a disposição para analisar o terreno e realizar a melhor forma de controle.

                                                                                         Denilso J. Mombelli, Detec Coagril.

Imagens

Galeria de fotos

Veja mais

Outros informativos

Noticias

8º Seminário Regional...

Saiba mais

Noticias

DIA DE FEIRA

Saiba mais

Noticias

PROMOÇÃO DE ROLAMENTOS...

Saiba mais

Noticias

OFERTA RELÂMPAGO

Saiba mais

Ver tudo