Informativos Coagril

Análise de solo.

Informativo

Os agricultores do município de Chapada obtiveram uma alta produção na colheita de grãos com a agricultura na safra 2016/17. Nesse sentido, devemos lembrar que a cultura da soja, para alcançar essas altas produtividades, além de outros fatores, retira do solo grandes quantidades de macro e micro nutrientes, dentre os principais estão: fósforo, potássio e também o nitrogênio.

O nitrogênio é o elemento que a soja necessita em grande quantidade. Para uma produção de 3000 kg/ha de grãos, a soja necessita de 238 Kg de N, ou 528 kg de Ureia. Devido a essa prática, era de se esperar respostas melhores da soja com a aplicação de adubos químicos nitrogenados. Porém, até o presente momento, trabalhos de pesquisas não tem mostrado vantagem do uso desses fertilizantes nitrogenados.

Para suprir essa quantidade de nitrogênio, o mais conveniente é dar a cultura, as melhores condições de aproveitamento do nitrogênio do ar. Uma boa prática e bem econômica é a inoculação da semente.

O fósforo tem uma importância particular na soja. Nossos solos geralmente são pobres desse elemento, e para obter uma boa produtividade, precisam de uma grande quantidade de fertilizantes fosfatados. Para produzir 3000 Kg/ha de grãos a cultura da soja necessita de aproximadamente 50 kg de fósforo ou 110 Kg de Super Triplo.

O fósforo não é apenas um elemento que nutre a cultura da soja. Além disso, ele propicia um melhor desenvolvimento radicular, influenciando em todo o desenvolvimento da planta e consequentemente no rendimento dos grãos. Também favorece o desenvolvimento de bactérias responsáveis por fixar nitrogênio.

Entre os macronutrientes o potássio é o segundo elemento mais absorvido pela cultura da soja, depois do nitrogênio. Para produzir 3000 Kg/ha de grãos a cultura da soja necessita de aproximadamente 115 Kg de potássio ou 200 kg de Cloreto de Potássio.

O fornecimento na dose correta de potássio para a soja, promove aumento de nodulação, do número de vagens por planta, da porcentagem de vagens com grãos. Ele também contribui para a planta principalmente na questão da resistência a doenças.

Para o produtor fazer uma adubação equilibrada no solo, o primeiro passo é fazer uma análise de solo, através desta, o Técnico recomendara as doses corretas de fertilizantes. Porem para o técnico fazer uma boa recomendação deve-se fazer uma boa amostragem do solo, pois quanto melhor a amostragem, melhor o diagnóstico e o resultado.

 

                                                                                      Téc. Denilso J. Mombelli.

                                                                                             DETEC - COAGRIL

Veja mais

Outros informativos

Noticias

8º Seminário Regional...

Saiba mais

Noticias

DIA DE FEIRA

Saiba mais

Noticias

PROMOÇÃO DE ROLAMENTOS...

Saiba mais

Noticias

OFERTA RELÂMPAGO

Saiba mais

Ver tudo