Informativos Coagril

Doenças na cultura do trigo

Informativo

O produtor deve ficar atento à presença de fungos na lavoura que podem causar doenças mesmo com a baixa incidência de chuva.  A formação de orvalho à noite e temperaturas entre 20 e 25ºC ao longo do dia tornam o ambiente favorável ao desenvolvimento de fungos causadores de doenças que podem ocasionar perdas consideráveis no trigo.

Nas vistorias realizadas nos últimos dias pelo departamento técnico, tem-se observado um aumento de doenças como, por exemplo, ferrugem, manchas foliares e principalmente oídio, que normalmente é a primeira doença foliar a aparecer na cultura do trigo, muito em virtude do clima seco e temperaturas altas favorecendo assim o desenvolvimento deste fungo. Esta doença reduz área fotossintética da folha reduzindo assim o potencial produtivo da cultura do trigo.

Há vários métodos de controle para estas doenças, o mais utilizado entre os produtores é o controle químico por meio de fungicidas eficientes e recomendados para a cultura. Quando se detecta a presença de manchas foliares no trigo, recomenda-se que nesta área seja realizada uma rotação de culturas, pois o sistema trigo sobre trigo favorece em muito o aparecimento desta doença.

O monitoramento das lavouras é indispensável quando se pretende ter sucesso no controle de doenças, para isto o departamento técnico da Coagril está a disposição de todos os associados.

 

Márcio Andrei Fusiger, Detec Coagril

Imagens

Galeria de fotos

Veja mais

Outros informativos

Noticias

8º Seminário Regional...

Saiba mais

Noticias

DIA DE FEIRA

Saiba mais

Noticias

PROMOÇÃO DE ROLAMENTOS...

Saiba mais

Noticias

OFERTA RELÂMPAGO

Saiba mais

Ver tudo