Informativos Coagril

Controle de Doenças na Cultura do Trigo.

Informativo

Em Nosso Município as lavouras implantadas cultura do trigo encontram-se em estágio de desenvolvimento vegetativo e algumas em estágio de desenvolvimento reprodutivo, dependendo muito do ciclo de cada cultivar, mas em consequência do clima de altas temperaturas e horas excessivas de molhamento presenciadas nas lavouras nas ultimas semanas. fez com que fossem diagnosticadas a presença de doenças como: Ferrugem da Folha (Puccinia Triticina), oídio (Blumeria Graminis f.sp.Tritici), Mancha Marrom (Bipolaris Sorokiniana) e Mancha Amarela (Drechslera Tritici Repentis) .

Ferrugem da Folha: Encontrada no inicio do inoculo no baixeiro das plantas, caracteriza-se por pústulas de coloração amarelo-alaranjada devido a ocorrência de elevadas temperaturas que variam de 15°C a 25°C e molhamento em excesso.

Oídio: O fungo reduz a área de fotossíntese da planta é identificado por uma massa branca na superfície da folha e na parte inferior se tornam verde pálido a amarelado ocorre devido á umidade e temperaturas elevadas.

Mancha Marrom: Identifica-se por uma lesão parda escura no centro da folha com bordas arredondadas e de tamanhos diversos, ocorre por temperaturas altas e por alto período de molhamento.

Mancha Amarela: Ocorre por altas umidades e temperaturas elevadas que variam de 15°C a 28°C é identificada por um halo amarelado que vai se expandindo na folha da planta até causar a morte da mesma.

Em lavouras que foram implantados no sistema trigo, soja, trigo foi diagnosticado maior pressão do complexo de manchas devido fonte de inoculo existente na palha.

Para um controle preventivo é indicado realizar rotação de culturas procurando evitar áreas de trigo sobre trigo principalmente para o controle de manchas foliares respeitando o intervalo de dois anos, escalonamento de plantio, realizar um tratamento de sementes com químicos de boa qualidade, aplicação de fungicidas dos grupos químicos triazois e estrubilurinas e misturas dos dois grupos químicos, tem se mostrado eficientes para o controle de ferrugens, manchas foliares e oídio quando aplicados na parte aérea.

Maiores informações podem ser obtidas junto ao departamento técnico da Coagril.

 

 

 

Estágiario em Agronomia Otávio José Auler. 

Veja mais

Outros informativos

Noticias

8º Seminário Regional...

Saiba mais

Noticias

DIA DE FEIRA

Saiba mais

Noticias

PROMOÇÃO DE ROLAMENTOS...

Saiba mais

Noticias

OFERTA RELÂMPAGO

Saiba mais

Ver tudo