Informativos Coagril

Pragas na cultura do milho

Informativo

Lagarta-rosca

Possuem hábito noturno e durante o dia ficam abrigadas sob a vegetação morta, em buracos ou sob torrões, normalmente próximos das plantas das quais se alimentam. Uma importante característica é que se enrolam quando perturbadas.

Os prejuízos causados pelas lagartas são significativos principalmente na fase inicial da cultura, pois as plântulas têm menor capacidade de recuperação. Os insetos atacam sementes, hastes e folhas, em especial aquelas mais próximas do solo. Em consequência do seu ataque, surgem falhas de germinação nas linhas de plantio e as plantas mais jovens murcham e tombam.

Lagarta-do-cartucho

As lagartas, inicialmente, apenas raspam a superfície foliar. Quando maiores, alojam-se no cartucho do milho e começam a devorar as folhas novas. Os sinais de seu ataque são folhas que já nascem recortadas. Quando as plantas já estão maiores, as lagartas podem se alimentar do pendão e das espigas. Nos ataques às espigas, é comum que se confunda S. frugiperda com Helicoverpa zea. A lagarta-do-cartucho pode penetrar em qualquer parte da espiga. Já a H. zea prefere alimentar-se dos cabelos do milho e dos grãos localizados no topo da espiga. O ataque na fase inicial da lavoura também é comum. Nesse caso, os danos são semelhantes aos da lagarta-rosca (Agrotis ipsilon). As lagartas andam pelo chão e atacam as plântulas a partir da região do colo. Quando não as consomem por inteiro, causam a murcha, o tombamento e a morte, o que pode reduzir consideravelmente o estande da cultura.

Percevejos

Tanto as ninfas quanto os adultos sugam seiva das plantas. No milho, atacam principalmente a base do colmo, o que causa murcha, seca e perfilhamento. Também pode haver formação de manchas escuras nos locais da picada e as folhas centrais podem ficar enroladas, deformadas e descoloridas. Era considerada praga apenas para a cultura da soja, no entanto, com o plantio em sucessão e em rotação de culturas, os insetos passaram a prejudicar também o milho, principalmente na safrinha e no plantio direto.

Márcio Andrei Fusiger, Técnico agrícola.

Veja mais

Outros informativos

Noticias

8º Seminário Regional...

Saiba mais

Noticias

DIA DE FEIRA

Saiba mais

Noticias

PROMOÇÃO DE ROLAMENTOS...

Saiba mais

Noticias

OFERTA RELÂMPAGO

Saiba mais

Ver tudo