Informativos Coagril

Dessecação para implantação da cultura da Soja

Informativo

No momento em que se aproxima mais um período de semeadura da soja é importante adotar práticas de manejo que favoreçam o crescimento e desenvolvimento da cultura. Entre essas práticas destaca-se o manejo pré-semeadura, denominado de “dessecação".

A dessecação consiste na eliminação das culturas de cobertura e/ou de toda vegetação existente antes da semeadura das culturas, incluindo as plantas daninhas. Para tal, utilizam-se herbicidas de ação sistêmica ou de contato, mas geralmente de ação total sobre as plantas.

Essa prática de manejo é de fundamental importância na semeadura direta, pois sua realização possibilita que: - a semeadura seja adequadamente realizada, pela eliminação da biomassa verde produzida pelas culturas de cobertura; - a emergência e desenvolvimento inicial da cultura ocorram em condições mais favoráveis; - o controle das espécies daninhas que emergirem antes do estabelecimento da cultura, como a buva (Conyza spp) e a leiteira (Euphorbia Heterophylla L), seja realizado de modo eficaz; e; - o manejo de plantas daninhas dentro do ciclo da cultura seja facilitado.

As espécies daninhas presentes próximas da época de semeadura das culturas, em que foram cultivados cereais de inverno, costumam ser de manejo mais simples do que nas áreas que estiverem com pastagem ou pousio. Nas áreas ocupadas com cereais de inverno, o manejo adequado de plantas daninhas durante o ciclo da cultura resulta em baixa infestação e em plantas de menor porte, o que permite uma única aplicação de herbicida logo antes da semeadura da soja.

As estratégias para a dessecação são importantes de serem seguidas, pois elas visam proporcionar tanto a semeadura quanto a emergência da cultura em um ambiente livre da presença de plantas daninhas. Entre as estratégias de dessecação que podem ser utilizadas destacam-se a sequencial e a aplique-plante.

A dessecação sequencial compreende a aplicação antecipada em relação à semeadura de herbicidas sistêmicos não seletivos, complementada com a aplicação de outro herbicida de contato, associado ou não com herbicidas residuais, dois a três dias antes da semeadura da cultura.

A dessecação aplique-plante consiste na aplicação de um ou mais herbicidas imediatamente antes da semeadura. A escolha do produto ou produtos a serem usados na área normalmente é feita em função da composição e população de plantas daninhas na área.

É de suma importância a dessecação antecipada ao plantio que permite que a cultura germine no limpo e proporcione vantagens como:

Distribuição mais adequada de sementes; Melhor desempenho de herbicidas residuais; Ganho de produtividade, entre outros benefícios.

Estagiário em agronomia, Luciano sturmer- DETEC Coagril.

Veja mais

Outros informativos

Noticias

8º Seminário Regional...

Saiba mais

Noticias

DIA DE FEIRA

Saiba mais

Noticias

PROMOÇÃO DE ROLAMENTOS...

Saiba mais

Noticias

OFERTA RELÂMPAGO

Saiba mais

Ver tudo