Informativos Coagril
LAGARTA DAS VAGENS
Informativo
LAGARTA DAS VAGENS
A cultura da soja na grande maioria encontra-se em floração, formação de vagens e em enchimento de grão, dependendo da cultivar e época de semeadura, período esse chamado de fase reprodutiva. Então, extremamente importante que nós ficamos atento para possíveis perdas ocasionadas por pragas e doenças, a fim de garantir uma boa produtividade.
Com o surgimento de novas tecnologias a exemplo a “Soja Intacta”, novas pragas vem crescendo e ganhando importância econômica, pragas estas antes desconhecidas.
No atual manejo na cultura tanto para produtores quanto para assistentes técnicos estamos enfrentando novos desafios este ano, que é o aumento populacional de lagartas das vagens, as lagartas do grupo das Spodoptera Sp. , vale destacar que estas lagartas são capazes de causar danos em soja com a tecnologia intacta. Em vistorias realizadas pelo departamento técnico da COAGRIL, foi encontrado com pano de batida níveis alto de infestação desse grupo de lagarta, sendo necessário realizar controle químico.
Quanto a lagarta das vagens podemos citar principalmente três espécies, Spodoptera cosmioide, Spodoptera eridania, Spodoptera frugiperda , extremamente importante a identificação da espécie que esta atacando a área para realizar o controle correto, já que determinados agroquímicos controlam uma única espécie.
Também importante resaltar que o controle com agroquímicos inicie com populações em instar inicial e antes que a soja inicie a formação e enchimento de grãos onde ocorrem maiores perdas de produtividade.
Engenheiro Agrônomo Roger Adriano Uebel
