Informativos Coagril

Primeiros passos para implantação da nova cultura do trigo.

Informativo

É muito importante para a cultura do trigo, fazer um bom controle de plantas daninhas desde o começo de seu desenvolvimento para que a cultura possa expressar seu máximo potencial de rendimento, pois as perdas ocasionadas em decorrência de plantas invasoras e o grau de competição com as mesmas é muito variável, e depende da espécie, da densidade, do tempo de duração da competição que varia conforme as condições ambientais e se o controle químico foi realizado ou não.

A competição tardia com a cultura do trigo, não afeta significativamente o rendimento, ela pode interferir nas operações de colheita, e na qualidade do produto colhido. A contaminação do trigo com sementes de plantas daninhas, causa sua depreciação, (impurezas), sabe-se também que ocorre a disseminação através de suas sementes.

Os herbicidas constituem o método mais utilizado para o controle de plantas daninhas em cereais de inverno. As estratégias de controle podem ser adotadas rapidamente e eficientemente quando os mesmos são utilizados, pois em alguns casos onde o mesmo grupo químico é utilizado continuamente, poderá ocorrer a seleção de algumas plantas daninhas, tornando-as resistentes ou tolerantes a alguns produtos químicos.

Entre as plantas daninhas que mais causam danos a cultura do trigo esta, o azevém, a aveia e a buva. O azevém e a aveia por terem características semelhantes a do trigo, e a buva por estar em pleno desenvolvimento vegetativo, onde as mesmas competem diretamente com a cultura do trigo. Algumas estratégias e medidas de prevenção são a aquisição de sementes livres de plantas daninhas, a limpeza de máquinas e equipamentos antes de transferi-los de áreas infestadas para áreas limpas, manutenção de áreas próximas de lavouras livres de plantas daninhas, como por exemplos, perto de cercas e bordas de lavouras, e evitar que as plantas daninhas produzam sementes ou outros órgãos de reprodução.

Os métodos culturais de manejo de plantas daninhas se baseiam em técnicas que visam aproveitar as interações entre as invasoras e a cultura, de maneira que as condições sejam favoráveis à cultura do trigo e desfavoráveis às plantas daninhas. As características de competitividade do trigo e a rotação de culturas são duas importantes práticas culturais. A competição cultural consiste em dar condições para que a cultura se estabeleça, com desenvolvimento rápido e vigoroso, assim competindo eficientemente por água, luz e nutrientes necessários para seu crescimento.

                                                                                                                                     Denilso José Mombelli               

                                                                                                                                                       Detec Coagril.

Veja mais

Outros informativos

Noticias

DIA DE FEIRA

Saiba mais

Noticias

PROMOÇÃO DE ROLAMENTOS...

Saiba mais

Noticias

OFERTA RELÂMPAGO

Saiba mais

Noticias

FELIZ DIA DAS MÃES

Saiba mais

Ver tudo