Informativos Coagril
Embalagem de agrotóxicos Vazia, como proceder para Devolver?
Informativo
Sabe-se que para produzir grãos em larga escala, o uso de agrotóxicos de forma racional é imprescindível para obter altos rendimentos. Após a utilização dos agrotóxicos o produtor tem a obrigação devolver as embalagens vazias para um posto de recebimento que esteja mais perto de sua propriedade ou o posto indicado no corpo da nota fiscal de compra do produto. Para devolver essas embalagens o produtor deve seguir alguns passos a seguir;
Fazer a tríplice lavagem logo após a utilização dos produtos.
Inutilizar as embalagens; após a lavagem para não ficar resíduo de agua dentro da embalagem o produtor deve fazer um furo no fundo da embalagem, afim de escorrer o resto de agua da triplice lavagem e também para o produtor não utilizar a embalagem para outros fins.
Após o processo de lavagem, o agricultor deve armazenar as embalagens vazias com suas respectivas tampas, rótulos e caixas em um lugar adequado, separadas por tipo. Elas devem ser devolvidas na unidade de recebimento indicada pelo revendedor no corpo da nota fiscal até o prazo de um ano após a compra.
O processo de separação por tipo embalagens facilita o recebimento da mesma no posto. Isso agiliza o recebimento no posto e para o produtor também.
Guardar o comprovante de devolução (fornecido pelo canal de distribuição) por um ano.
Tipo de embalagens
As embalagens de defensivos agrícolas são classificadas em dois grandes grupos
As embalagens laváveis;
São rígidas (plásticas e metálicas) e servem para acondicionar formulações líquidas para serem diluídas em água. Cerca de 1% delas são feitas de aço ou outros metais. A maioria é feita de plástico.
As embalagens não laváveis;
Sacos de plástico, de papel, metalizados, mistos ou feitos com outro material flexível;
Embalagens de produtos para tratamento de sementes;
Caixas de papelão; dobrar as mesmas e trazer junto com as embalagens.
E depois de devolvida as embalagens o posto que recebeu as mesmas deve entregar um comprovante de entrega das embalagens que o produtor trouxe e o mesmo deve guardar por um ano.
Destinação Final: Reciclagem
Artefatos para construção civil, como dutos corrugados e tubos para esgoto;
Artefatos para indústria automotiva e de transportes, como caixa para bateria, dormentes ferroviários e postes de sinalização;
Artefatos para indústria energética, como cruzetas para postes;
Moldes em papelão para proteção industrial e de móveis;
Novas embalagens e tampas para defensivos agrícolas
E o que não serve para reciclagem vai para incineração.
Outros tipos de embalagem, como de óleos lubrificantes, as embalagens de produtos veterinários também devem devolvidas no local de recebimento correto para serem destinada a reciclagem ou incineração
Tec. Agric. Rafael A. Oppelt
Detec-Coagril
