Informativos Coagril

Manejo da Adubação Nitrogenada e Controle de Plantas Daninhas na Cultura do Milho

Informativo

A cultura do milho encontra-se na fase inicial do seu desenvolvimento, momento crítico para a competição com plantas daninhas e, ideal para a realização da adubação nitrogenada objetivando altos rendimentos devido a definições nos componentes de rendimento.

A competição com plantas daninhas tem seu período crítico antes do fechamento do dossel vegetativo, tendo em vista que a cultura não apresenta capacidade competitiva, proporcionando perdas consideráveis na cultura. Outro fator que nos remete ao controle das plantas daninhas nesse momento é o pequeno porte das mesmas, aumentando a eficiência dos herbicidas utilizados.

Para o controle de plantas daninhas devem ser aplicados herbicidas seletivos a cultura, por exemplo: Primatop, Extrazin, Accent, Atrasina, Soberan entre outros. Nas cultivares que apresentam eventos de resistência aos herbicidas glifosato e/ou glufosinato de amônio, importante certificar-se, e sendo assim, os mesmos podem ser utilizados em pós-emergência da cultura associado à Atrasina, propiciando controle imediato e residual.

A aplicação do herbicida deve ser realizada preferencialmente com teor de umidade do solo mais elevada, aumentando a eficácia dos herbicidas residuais e deve anteceder em até 7 dias a adubação nitrogenada, quando da grande população de plantas infestantes, diminuindo a competição por nitrogênio pelas mesmas.

A aplicação de nitrogênio é realizada na fase inicial devido a cultura estar definindo o potencial produtivo, número de espigas por planta e numero de fileiras por espiga no estádio V3 e V5, respectivamente, sabe se atualmente que o nitrogênio é o principal nutriente extraído pela cultura do milho podendo chegar a 1 kg/sc de 60 kg de grãos. Aplicações parceladas proporcionam maior eficiência do fertilizante.

Outra preocupação muito relevante com relação à adubação nitrogenada são as perdas que ocorrem na aplicação, principalmente por volatilização, fenômeno que ocorre na degradação do amônio a nitrato pela enzima Urease. As aplicações de fertilizantes nitrogenados devem ser realizadas sempre que possível antecedendo precipitações pluviométricas.

Atualmente existem no mercado fontes de N com proteção aos efeitos adversos da Urease, por exemplo, SuperN, Nmax e Yara Bela, permitindo assim maior eficiência no nutriente e proporcionando maiores potenciais produtivos. Contudo, o correto manejo pode permite estar aptos a obtenção de altas produtividades, proporcionando a viabilidade técnica-econômica do cultivo.

 

Eng. Agr. Mauro Roberto Rohr

Detec - Coagril

Veja mais

Outros informativos

Noticias

CONDIÇÕES DIFERENCIADAS...

Saiba mais

Noticias

AVISO

Saiba mais

Noticias

Dia Do Trabalhador

Saiba mais

Noticias

ASSOCIADO

Saiba mais

Ver tudo