Informativos Coagril

Moscas não são apenas um incomodo! Elas causam problemas!

Informativo

Em propriedades onde são desenvolvidas atividades pecuárias, as populações de moscas domésticas podem ultrapassar os limites toleráveis, criando graves perigos sanitários. Essas infestações causam sérios problemas em criações de animais (bovinos de leite e corte), podendo causar grandes perdas econômicas para os pecuaristas, como: perda de peso e diminuição da produção de leite das vacas pelo estresse; queda na qualidade do leite, devido às altas infestações de moscas; aumento na contagem de bactérias no leite devido a moscas nas salas de leite e perdas de até 20% no ganho de peso e de até 10% na conversão alimentar.

Além do estresse causado aos animais, as moscas são potenciais transmissoras de doenças, pois podem carregar até cem diferentes agentes patogênicos (bactérias, vírus, fungos e riquétsias) para seres humanos e animais, podendo transmiti-los através: das pernas, corpo, aparelho bucal ou expulsá-los pela regurgitação (vômito) ou nas fezes.

Algumas doenças que podem ser transmitidas pelas moscas: mastite; queratoconjutivite; salmoneloses; diarreias; tuberculose; miíases e algumas verminoses.

É necessário identificar quais espécies de moscas estão infestando a propriedade, porque as moscas têm hábitos alimentares (lambedoras-sugadoras e picadoras-sugadoras) e comportamentos diferentes.

Outro ponto importante é identificar os locais de proliferação, porque o que vemos de uma infestação, são as moscas adultas voando, que representam apenas 20% do problema. Os outros 80% estão nas fases de ovo, larva e pupa, que ficam ocultos sob a superfície dos materiais em decomposição, como: esterco, estrume, fezes, lixo e vegetais em decomposição.

O correto controle das moscas envolve vários fatores, como: identificar as espécies de moscas e os locais de proliferação; manejar adequadamente a esterqueira; evitar pequenas aglomerações de matéria orgânica espalhadas na propriedade, como: esterco, silagem, etc; evitar vazamento de bebedouros em locais com esterco e/ou ração, silagem e capim picado; higienizar os bezerreiros; etc.

O controle permanente das moscas (planejamento anual) evitará altas infestações no período do verão (quente e chuvoso), trazendo um ambiente mais saudável para os animais e os funcionários da fazenda, refletindo-se em menores riscos sanitários ás diferentes categorias de animais e melhores condições de trabalho.

Com isso, o produtor verá a diferença, tendo seus animais livres do estresse e doenças associadas às moscas, expressando seu potencial produtivo e gerando mais lucros.

Méd. Vet. GIOVANI MENEGON - DEPEC COAGRIL

Veja mais

Outros informativos

Noticias

Dia Do Trabalhador

Saiba mais

Noticias

ASSOCIADO

Saiba mais

Noticias

DIA DE FEIRA

Saiba mais

Noticias

PROMOÇÃO DIA DAS MÃES...

Saiba mais

Ver tudo