Informativos Coagril

Implantação da cultura do milho

Informativo

A semeadura em milho é o momento de importância fundamental a definição do sucesso da lavoura. Isto porque a distribuição espacial das plantas por m² irá influenciar diretamente componentes de produtividade, como competição por luz, água, nutrientes e permeabilidade de produtos no estande da lavoura, que irá interferir diretamente em pontos como tamanho da espiga por planta e qualidade do colmo. Todos estes pontos serão grandes influenciadores do resultado final.

Para uma boa semeadura é necessário controlar as plantas daninhas, que podem comprometer a produtividade da cultura do milho, por isso é importante realizar a dessecação antecipada. Realizando-a de forma eficiente, eliminando todas as plantas daninhas antes da semeadura. Também é importante utilizar junto nestas dessecações um inseticida para o controle de pragas que podem acabar afetando a cultura do milho logo após sua emergência, como os percevejos e lagartas.

Outros fatores que devemos levar em consideração, são as sementes que devem ser certificadas e tratadas, o que irá proporcionar menor incidência do ataque das chamadas pragas do solo, que atacam a lavoura no início da germinação e afetam de forma significativa a produtividade. O milho é uma cultura que tem um alto valor agregado na semente, então essa semente que é plantada precisa realmente germinar emergir e produzir.

A velocidade de deslocamento da semeadora também é importante pois influi na uniformidade de distribuição e nos danos provocados às sementes. A velocidade de semeadura indicada é de 4 km/h e 5 km/h, dependendo da topografia do solo. A profundidade também deve ser levada em consideração, deve variar de 3 a 5 cm, profundidades maiores dificultam a emergência. A regulagem apropriada da semeadoura também é de extrema importância para obter sucesso na implantação da cultura.

Durante o período de germinação, as temperaturas ideais do solo para a cultura de milho são entre 25ºC e 30ºC, sendo que temperaturas do solo inferiores a 10ºC ou superiores a 40ºC ocasionam prejuízo à germinação.

A cultura do milho necessita de um grande aporte de nitrogênio para altas produtividades, tendo se estimado 1kg de N por saca de milho produzido, sendo assim é necessário que na adubação de base sejam utilizados cerca de 30 a 50kg de N para o bom desenvolvimento inicial da cultura.

Para maiores informações pedimos que entrem em contato com o departamento técnico da Coagril.

Detec Coagril - Estágiária em Agronomia Mariéli Spies

Veja mais

Outros informativos

Noticias

Dia Do Trabalhador

Saiba mais

Noticias

ASSOCIADO

Saiba mais

Noticias

DIA DE FEIRA

Saiba mais

Noticias

PROMOÇÃO DIA DAS MÃES...

Saiba mais

Ver tudo