Informativos Coagril

Frio em Trigo

Informativo

 

O efeito de baixas temperaturas na cultura de trigo produz resultados diferenciados, dependendo do estádio de desenvolvimento em que ocorre. Contudo, a temperatura ideal para o pleno desenvolvimento da planta não deve ser muito baixa, pois pode paralisar o crescimento de trigo. Quando ocorre baixa temperatura na fase inicial da lavoura, sem formação de geadas, haverá prolongamento do período vegetativo e o trigo desenvolverá mais afilhos, resultando também em sistema radicular mais abundante.

Para o afilhamento, temperaturas entre 15 e 20 ºC são excelentes, enquanto para o desenvolvimento de folhas a temperatura ideal é de 20 a 25 ºC. A partir do estádio de alongamento, temperaturas muito baixas, com formação de geadas fortes, poderão provocar "queima" de folhas e "estrangulamento" do colmo de trigo, prejudicando severamente a cultura. O "estrangulamento" do colmo dá-se quando ocorre rompimento das paredes celulares nos pontos de crescimento/alongamento dos entrenós

Na safra de trigo 20/20, a cultura até momento apresentava bom desenvolvimento e com bom potencial produtivo pois o clima haviam contribuído, dentro da normalidade para nossa região. No entanto, no amanhecer do dia 21 e 22 de agosto ocorreu a formação de uma geada de grande intensidade, que causou danos significativos a cultura.

No campo os trigos encontravam-se em diferentes estádios fenológicos, isso em função da época de semeadura e ciclo da cultivar. Grande parte do trigo encontrava se na fase final de alongamento a início de espigamento e o dano mais comuns a visitas técnicas observadas ao campo até o momento é "estrangulamento" do colmo de trigo, causando danos irreversíveis a cultura.

 

Veja mais

Outros informativos

Noticias

OUTUBRO ROSA

Saiba mais

Noticias

DIA DE FEIRA

Saiba mais

Noticias

TORNEIO DE BOCHAS COAGRIL...

Saiba mais

Noticias

ENCARTE ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO...

Saiba mais

Ver tudo