Informativos Coagril

DESSECAÇÃO PRÉ-COLHEITA DO TRIGO

Informativo

 

A cultura do trigo semeada na região de atuação da Coagril na sua grande maioria entra na fase final de enchimento de grãos à maturação fisiológica. Uma técnica que vem sendo bastante utilizada nos últimos anos é a dessecação pré-colheita do trigo, muitos agricultores têm questionado o departamento técnico, sobre as vantagens e o momento para realizar está pratica.

Destacamos três pilares para realizar a dessecação pré-colheita:

Antecipação da colheita; conseguimos antecipar de 5 a 7 dias a colheita do trigo, com isso a área estará disponível antecipadamente para manejar as plantas daninhas e a semeadura da soja.

Controle de plantas daninhas; facilita o controle de plantas daninhas para a semeadura da soja, dependendo da área despensa uma dessecação antes da semeadura.

Uniformização da lavoura; normalmente em nossas lavouras encontramos áreas de baixadas, beiradas de mato e formação de afilios tardios que causam desuniformidade de maturação. Com a dessecação no momento correto conseguimos uniformizar a cultura, melhorar qualidade de colheita e possíveis perdas de produtividade, garantindo boa produtividade e qualidade de grãos.

Para obtermos sucesso nessa técnica devemos nos atentar para o momento correto da dessecação. No campo visualizando a área deve-se observar as espigas, realizar uma amostragem que represente a área, debulhar os grãos na parte central da espiga, com os grãos na mão, realizar o teste, que consiste em apertar com a unha o grão contra a dedo, o grão deve ceder à pressão expondo a massa mole a dura que contem dentro do grão. Ponto ideal para realizar a dessecação.

Pode-se certificar-se observando o colmo da planta, este deve estar seco com apenas o ultimo nó verde. Também indica ponto ideal de dessecação.

Dessecações fora do momento ideal podem acarretar em grandes perdas de produtividade.

Quero destacar que existe apena uma molécula registrada para realizar a dessecação, que é o Glufusinato. Devemos respeitar a dosagem, horário de aplicação, adição de óleo mineral, intervalo de segurança e intervalo recomendado para realizar a colheita e obter as vantagens deste manejo.

Coloco o departamento técnico a disposição dos associados para devidos esclarecimentos.

Engenheiro Agrônomo Roger Adriano Uebel

Imagens

Galeria de fotos

Veja mais

Outros informativos

Noticias

Agradecimento

Saiba mais

Noticias

NOTA DE SOLIDARIEDADE

Saiba mais

Noticias

CONDIÇÕES DIFERENCIADAS...

Saiba mais

Noticias

AVISO

Saiba mais

Ver tudo