Informativos Coagril

CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS NA CULTURA DO TRIGO

Informativo

A semeadura da cultura do trigo em nossa região, teve início durante o mês de maio onde a mesma nesse ano irá se estender até a primeira dezena do mês de julho, devido a condições de semeadura das áreas por ocorrência de chuvas ocasionadas durante os mês de junho que acabou atrasando a semeadura, e também respeitando a indicação técnica e o zoneamento agrícola para realização da semeadura devido aos ciclos das cultivares a serem implantadas nas lavouras.

As grandes perdas de produtividades causadas por plantas invasoras na cultura do trigo, ocorrem no início do desenvolvimento da cultura (DENOMINADO PERIODO CRITICO DE COMPETIÇÃO). É indicado realizar o controle dessas plantas invasoras em pós emergência, entre 30 a 45 dias após semeadura do trigo onde as plantas já estarão emergidas com o seu stand final de plantas estabelecido e iniciando o seu processo de perfilhamento na lavoura, dependendo do ciclo de cada cultivar implantada na área, e também as plantas invasoras estarão no início da sua infestação na lavoura.

Onde essas plantas invasoras que competem diretamente por água, luz, nutrientes e espaço, principalmente as gramíneas: Lolim multiflorum (azevém) Avena strigosa ( aveia preta) e Avena sativa (aveia branca),por serem classificadas como plantas da mesma família do trigo, são as principais causadoras de perdas de produtividade em uma lavoura implantada com a cultura do trigo.

Devemos realizar o controle dessas plantas invasoras com herbicidas registrados e indicados para a cultura do trigo, principalmente do azevém que é considerado a planta invasora de mais difícil controle em lavouras implantadas com trigo em nosso município.

Para uma melhor eficiência de aplicação de herbicidas pós emergentes, recomenda-se realizar uma vistoria na lavoura para identificar as plantas invasoras existentes nas lavouras e os estágios de desenvolvimento de cada uma delas, onde é observado que a melhor eficiência de controle sobre gramíneas, ocorrem em aplicações com estágios de desenvolvimento entre 1 á 2 perfilho por planta.

Para ter uma melhor eficiência dos herbicidas devemos realizar uma aplicação com condições climáticas favoráveis com uma temperatura acima de 15° umidade relativa do ar acima de 60% e dia ensolarado, pois os herbicidas dependem de luz e calor para uma melhor absorção e translocação sobre as plantas invasoras.

 Juntamente com os herbicidas devemos adicionar o óleo mineral e o adjuvante que será indicado pelo responsável técnico, devemos realizar o manejo de plantas daninhas antes da aplicação nitrogenada na cultura do trigo, onde dependendo do herbicida indicado devemos respeitar um intervalo de aplicação para a adubação nitrogenada.

Maiores informações podem ser obtidas junto ao departamento técnico da Coagril.

 

 

 

 

Técnico em Agropecuário Juliano Steffens.

 

Veja mais

Outros informativos

Noticias

Dia Do Trabalhador

Saiba mais

Noticias

ASSOCIADO

Saiba mais

Noticias

DIA DE FEIRA

Saiba mais

Noticias

PROMOÇÃO DIA DAS MÃES...

Saiba mais

Ver tudo