Informativos Coagril

Controle de plantas daninhas em Trigo

Informativo

Com o plantio da cultura do trigo em andamento na nossa região (cerca de 90% plantado), o produtor já pode ir dando uma atenção especial nas plantas daninhas que virão a nascer em pós emergência da cultura do trigo, principalmente azevém e aveia, e também nabo que são plantas daninhas de difícil manejo dentro da lavoura de trigo. E áreas com histórico dessas plantas daninhas devemos dar uma atenção especial, pois se o controle não for feito corretamente o produtor terá perdas econômicas de grande magnitude no trigo.

O controle do azevém e da aveia em pós-emergência do trigo deve ser feito com herbicidas que tenha registro para essa finalidade, sendo que os mais usados na nossa região são o Hussar®, Tricea® e Topik®. A eficácia desses herbicidas é maior quando aplicado em plantas daninhas jovens com 2 até no máximo 4 folhas, mas vale destacar que essas plantas daninhas têm que ter uma área folhar suficiente para a absorção dos herbicidas.

Ao herbicida Hussar® deverá ser adicionado óleo mineral na dose de 0,5%. Esse herbicida agrega em um único produto controle eficaz de azevém e também um controle razoável de folhas largas (nabo, ervilhaca, entre outros). Deverá ser respeitado um intervalo de 3 a 5 dias entre a aplicação de Hussar® e a adubação nitrogenada (ureia).

Já com relação ao nabo e buva que tem mostrado uma tolerância e até resistência maior aos herbicidas ALS (Hussar®, Ally®), se o produtor tiver infestação em sua lavoura de trigo, o mesmo deve procurar a assistência técnica para posicionar o melhor herbicida (2,4D e Heath®) para seu controle pois exige um nível mais técnico para aplicação e controle dessas plantas daninhas.

A aveia também tem se mostrado como erva daninha em muitas lavouras de trigo, competindo com a cultura e afetando a qualidade comercial, pois se torna muito difícil no sistema de beneficiamento separar todos os grãos. Para o controle da aveia tem-se no mercado um produto comercial chamado Topik®, que tem alta eficácia somente sobre as aveias e azevém. Necessitando um controle complementar para controle de ervas daninhas de folhas largas.

Nas áreas que o produtor sabe que tem um histórico de azevém (banco de sementes) muito grande, fluxo de germinação grande, algumas alternativas novas estão surgindo como uso de herbicidas pré-emergentes, que são aplicados logo após o plantio (até 2 dias após a plantio) como exemplo o Yamato® que tem seletividade para a cultura do trigo, controlando por até 30 dias o azevém que vai germinar dependendo das condições climáticas após a aplicação.

Outro fator que interfere muito no controle da planta daninha, são os fatores climáticos no momento da aplicação. Não aplicar herbicidas quando ocorrem períodos de stress hídrico, humidade relativa do ar inferior a 60% e de temperatura do ar igual ou inferior a 10 graus centigrados, pois nessas situações a eficácia dos herbicidas é prejudicada.

 

DETEC – COAGRIL

Tec. Agrop. Rafael Oppelt

 

Veja mais

Outros informativos

Noticias

Dia Do Trabalhador

Saiba mais

Noticias

ASSOCIADO

Saiba mais

Noticias

DIA DE FEIRA

Saiba mais

Noticias

PROMOÇÃO DIA DAS MÃES...

Saiba mais

Ver tudo