Informativos Coagril

BEZERRAS COM MAIOR GANHO DE PESO NA DESMAMA, PRODUZEM MAIS LEITE NA PRIMEIRA LACTAÇÃO

Informativo

Os cuidados sanitários, o acerto na nutrição e o ganho de peso na fase inicial de criação das bezerras, compreendida entre o nascimento e a desmama, pode significar uma diferença de até 17% a mais na produção de leite na primeira lactação desses animais.

 A boa alimentação e a boa saúde também aumentam a taxa de sobrevivência das bezerras e influenciam positivamente a produção de leite ao longo da vida da futura matriz. Esses fatores somados refletem na maior lucratividade da operação leiteira, o que aumenta a importância de uma estratégia de incremento de peso para bezerras”.

Pesquisas apontam que as bezerras com maior peso na desmama produzem, em média, 9.291 kg/l em valores corrigidos para 305 dias de produção. Mostra, ainda, que existe uma faixa de ganho de peso ideal para se obter maior lactação, entre 709g/dia e 1.045g/dia, em que a produção fica acima daquela média, variando entre 9.530 e 9.404 kg de leite. A melhor relação está no ganho de peso entre 911 e 977g/dia, com 9.589 kg de leite. Foi notada a diminuição de produção para bezerras que ganham peso a partir de 1.045g/dia.

A explicação fisiológica provável para esse fenômeno é que os animais podem estar chegando ao parto com condição corporal elevada, o que traz vários transtornos para a produção de leite.

Já as bezerras que ganham pouco peso produzem menos. Esse é um fato conhecido, mas conseguimos medir a perda em volume e ela é muito significativa. Bezerras com ganho de peso abaixo dos 601g/dia perdem progressivamente em produtividade. Na faixa de ganho de peso entre 439g/dia e 505g/dia, a variação é de menos 14%. Para bezerras com ganho de peso abaixo dos 439g/dia, a produção despenca: menos 17% quando comparada à faixa mais produtiva.

Planejar a criação de bezerras com uma visão a longo prazo é um desafio, especialmente porque as bezerras geram despesas por um longo período até que entrem em produção, mas negligenciar os animais que serão as futuras vacas do rebanho pode comprometer o investimento da operação.

Extraído e adaptado de “Ascom”

Méd. Vet. Giovani Menegon. DEPEC COAGRIL 

Veja mais

Outros informativos

Noticias

Dia Do Trabalhador

Saiba mais

Noticias

ASSOCIADO

Saiba mais

Noticias

DIA DE FEIRA

Saiba mais

Noticias

PROMOÇÃO DIA DAS MÃES...

Saiba mais

Ver tudo