Informativos Coagril

Cigarrinha do Milho

Informativo

A Cigarrinha do Milho Dalbulus maidis vem sendo considerada como uma das principais pragas da cultura do Milho. Ela deixou de ser uma praga exclusiva de regiões produtoras de sementes e hoje está presente em praticamente todas as áreas onde se cultiva o cereal, tanto na 1ª Safra quanto na 2ª Safra de Milho no país. As perdas ocasionadas pelos enfezamentos e viroses transmitidos pela cigarrinha podem chegar a mais de 90%, principalmente quando se utiliza um híbrido sensível ao complexo de enfezamento.

A cigarrinha D. maidis é um inseto de cor branco-palha, podendo apresentar-se levemente acinzentada, com cerca de 0,5 cm, que se alimenta da seiva da planta de milho e realiza postura sob a epiderme da folha, preferencialmente na nervura central de folhas do cartucho da plântula. A infecção com molicutes ocorre na plântula de milho em estádios iniciais de desenvolvimento. Esses microrganismos patogênicos proliferam nos tecidos do floema e a planta apresenta os sintomas do enfezamento apenas na fase de produção. Esse inseto-vetor dos molicutes se multiplica apenas no milho mas sobrevive em outras culturas e, habitualmente, migra de lavouras com plantas adultas para lavouras com plântulas recém emergidas.

Para um melhor manejo deve-se utilizar cultivares mais tolerantes ao enfezamento, eliminar plantas tigueras, realizar o tratamento de sementes e fazer a aplicação de inseticidas eficientes no período vegetativo do milho.

Para maiores informações o departamento técnico está a disposição.

Engenheiro agrônomo, Márcio Andrei Fusiger

Imagens

Galeria de fotos

Veja mais

Outros informativos

Noticias

ASSOCIADO

Saiba mais

Noticias

DIA DE FEIRA

Saiba mais

Noticias

PROMOÇÃO DIA DAS MÃES...

Saiba mais

Noticias

AVISO

Saiba mais

Ver tudo