Informativos Coagril

Giberela em trigo

Informativo

Giberela em trigo

 

            A cultura do trigo na região de Chapada, na grande maioria encontra-se na fase, que compreende, final de emborachamento a início de espigamento. Chuvas excessivas nesse período, podem acarretar em doenças de espigas, como Giberela e Brusone.

            Vou descrever sobre giberela, que é a principal doença de espiga para a nossa região, dependendo das condições climáticas, tem anos que causa mais ou menos danos.

As condições ideais para seu desenvolvimento, são anos chuvosos no espigamento, com precipitação pluvial durante 48 a 72 horas e temperaturas entre 20 a 25°C. Danos severos podem causar até 40 por cento de perdas de produtividade.

Os sintomas são descoloração precoce de espiguetas, bem característico a percepção nas lavouras. Com o desenvolvimento do fungo observa-se uma coloração salmão na superfície das glumas e as aristas apresentam aspecto “arrepiado”, esses sintomas resultam em grãos chochos, com menor tamanho, prejudicando a qualidade e produtividade da lavoura.

Controle, algumas cultivares apresentam maior tolerância a doença, então a escolha de cultivares é de suma importância. Outra forma é o controle químico, este recomenda-se produtos registrados e com maior eficiência.

Com o trigo em florescimento, o manejo mais correto é ficar atento as previsões do tempo, caso ocorrer uma previsão de chuva para as próximas 24 a 72 horas, então recomenda-se a aplicação antecipada de agroquímicos, para prevenir o ataque da doença.

O Departamento técnico fica a disposição dos associados para maiores esclarecimentos.

Engenheiro Agrônomo Roger Adriano Uebel

 

 

 

Imagens

Galeria de fotos

Veja mais

Outros informativos

Noticias

ASSOCIADO

Saiba mais

Noticias

DIA DE FEIRA

Saiba mais

Noticias

PROMOÇÃO DIA DAS MÃES...

Saiba mais

Noticias

AVISO

Saiba mais

Ver tudo