Informativos Coagril

TRATAMENTO DA SEMENTE DE SOJA

Informativo

Estamos nos aproximando da época de plantio da soja, uma das culturas que abrange a maior parte da área cultivada com grãos no município. Para podermos implantar essa cultura devemos adotar um planejamento da lavoura, desde a dessecação até a colheita, e um dos fatores de extrema importância logo na preparação para o plantio é o tratamento de semente.

A soja inicia o seu processo de germinação e emerge rapidamente quando semeada em solos com boa disponibilidade de água e temperaturas adequadas. Quando estes requisitos não são atendidos, as sementes ficam armazenadas no solo à espera de condições favoráveis para iniciar o processo. Durante este tempo, a germinação e emergência da soja ocorrem mais lentamente, proporcionando aos fungos do solo, pragas e da própria semente maior oportunidade de ataque, podendo causar deterioração ou a morte das plântulas.

Nessas condições, torna-se imprescindível a utilização do tratamento de sementes de soja com fungicidas e inseticidas. Esta prática proporciona maiores benefícios quando as sementes ou a plântula são submetidas a diferentes tipos de estresse durante as duas primeiras semanas após a semeadura. O tratamento promove uma zona de proteção ao redor da mesma contra microrganismos do solo e previne a sua deterioração nesse período.

Os fungicidas e inseticidas são indispensáveis para: assegurar uma boa emergência das sementes em campo, protegendo-as contra o complexo de fungos e insetos; para não disseminar patógenos que podem ser transmitidos por sementes infectadas; e também oferecem uma garantia adicional ao estabelecimento de uma população adequada na lavoura.

A maioria das doenças da soja são de importância econômica e são causadas por patógenos que podem ser transmitidos pela semente. Entre as medidas de controle, o tratamento de sementes é uma das mais eficazes e econômicas, garantindo boa emergência e uniformidade evitando, na maioria das vezes, a necessidade de ressemeadura, mantendo o stand ideal de plantas. Esta prática é recomendada em todas as situações, porém tem mais influência em condições de semeadura adversa como: ocorrência de chuvas muito pesadas, que provoca formação de crosta na superfície do solo, dificultando emergência das plântulas; em solo compactado; semeadura profunda; semeadura em solos com baixa disponibilidade hídrica, semeaduras com baixas temperaturas e alto teor de umidade, em situações das sementes estarem contaminadas por fungos fito patogênicos.

O Tratamento de Semente Industrial (TSI) de soja é uma prática que tem sua adoção consolidada no campo. Os produtores de sementes têm oferecido as sementes aos seus clientes com a opção de serem tratadas com a combinação de fungicidas, inseticidas, nematicidas e micronutrientes, dentre outros produtos. O TSI é realizado com a utilização de técnicas e equipamentos de aplicação de precisão, assegurando que o tratamento seja feito com as doses corretas dos produtos, com uma boa cobertura das sementes e com custos compatíveis com essa prática.

Tec. Agrícola Rafael Oppelt

DETEC-COAGRIL

Imagens

Galeria de fotos

Veja mais

Outros informativos

Noticias

ASSOCIADO

Saiba mais

Noticias

DIA DE FEIRA

Saiba mais

Noticias

PROMOÇÃO DIA DAS MÃES...

Saiba mais

Noticias

AVISO

Saiba mais

Ver tudo