Informativos Coagril

TROCAS DE DIETAS PARA GADO LEITEIRO: CUIDADO NA ADAPTAÇÃO!

Informativo

Será que a troca de dietas das vacas leiteiras é importante? Hoje falaremos sobre a importância dessa troca e da adaptação das dietas, contando que devido aos autos custos de produção, tem-se usado, buscado, cada vez mais alimentos alternativos para minimizar esses elevados custos.

Nos ruminantes, a digestão ruminal é feita por microrganismos. Sim, estes, degradam a fibra e produzem alguns ácidos graxos que serão absorvidos pela parede do rúmen por meio das papilas ruminais (se você já comeu dobradinha ou bucho de boi, você já deve ter visto). Pois bem, estas papilas ruminais absorvem estes ácidos e pelo sangue chegam até o fígado e depois, sem muitos aprofundamentos, podem ser transformadas em gordura e glicose para o ruminante.

Desta forma, os microrganismos ruminais crescem e se multiplicam em pouco tempo, sendo alguns em minutos e outros talvez em um dia. No entanto, as papilas demoram cerca de 7 a 14 dias para se adaptarem. Sendo assim, querendo ou não, o rúmen demora para se adaptar a uma nova dieta, sendo um tempo mínimo utilizado de modo geral, de 7 dias.

Então, pessoal, precisamos adaptar a vaca, sem falta. O rúmen necessita ser adaptado a uma nova dieta para que a vaca possa produzir.

Falando em nutrição de vacas em lactação, elas precisam comer muito alimento para a produção de leite, então precisamos muito cuidar as trocas de alimentação.

Para cada litro de leite produzido por dia, são por volta de 300 gramas de NDT e 80 gramas de proteína bruta. E se de um dia para outro isso não seja ingerido, o que acontece? Com certeza a produção de leite será afetada!

Sendo assim, ao trocar uma dieta o correto é que se trabalhe com adaptação. De forma simples, você pode ajudar muito no metabolismo do animal. Apenas misturando a dieta velha com a nova por cerca de 7 dias, você ajudará muito o rúmen do animal a se adaptar e por fim trabalhar na dieta nova sem problemas.

Adapte à dieta, o manejo e, se puder, tudo que vai ser trocado. Fazendo isso, mesmo de forma simples, tudo sairá bem. Substitua partes da dieta velha pela nova em proporções, como por exemplo, substituindo 30% da dieta antiga a cada 5 dias. Sendo assim, nos primeiros 5 dias a vaca comerá, 30% da dieta nova e 70 % da velha. Em 15 dias estará comendo 100 % da dieta nova. Essa maneira é um bom começo para aquele animal que nunca foi adaptado a dietas. Mas lembrando que esses valores, são somente um exemplo.

O aparelho digestor da vaca, em especial o rúmen, precisa ser adaptado e por este motivo, o produtor deve sempre estar atento a este detalhe. Pense nisso!

"Quer trocar a dieta? Então é melhor avisar a vaca primeiro".

 Extraído e adaptado “MARCO AURÉLIO FACTORI”.

Méd. Vet. Giovani Menegon. DEPEC COAGRIL 

Veja mais

Outros informativos

Noticias

ASSOCIADO

Saiba mais

Noticias

DIA DE FEIRA

Saiba mais

Noticias

PROMOÇÃO DIA DAS MÃES...

Saiba mais

Noticias

AVISO

Saiba mais

Ver tudo