Informativos Coagril

IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA BOVINOS LEITEIROS

Informativo

A água é um recurso escasso e finito e depois do oxigênio é o nutriente essencial mais importante para os seres vivos, sendo considerado o alimento de maior requisição quantitativa para bovinos leiteiros.

Vacas em lactação carecem de maiores quantidades de água em relação ao seu peso vivo quando comparadas com outras categorias animais, pois o leite é composto por 87% de água.

O fornecimento de água aos animais prioritariamente de assegurar que a água está limpa e fresca, possuir níveis baixos de sólidos e de alcalinidade e ser isenta de compostos tóxicos, além de ser servida de fonte abundante e ter boa qualidade.

A água ingerida pelos bovinos possui como função nutrir o tecido celular e suprir perdas decorrentes da produção de leite, fezes, urina, saliva, evaporação (suor e respiração) e também para manter a homeotermia, regulando a temperatura do corpo e dos órgãos internos.

O hábito no consumo de água é correlacionado com o consumo de alimentos, o pico de consumo coincide com o pico de consumo de MS (matéria seca), mesmo quando o alimento é oferecido várias vezes por dia.

Normalmente é observado que as vacas leiteiras ingerem cerca de 40 a 50 % da água total diária após as ordenhas e esses animais tem preferência em consumir a água em temperatura entre 25 e 30ºC, apresentado tendência a diminuir o consumo quando a temperatura está abaixo de 15ºC.

Vacas que produzem mais de 25L/dia de leite ingerem 62% mais água quanto as vacas de menor produção. Isso quer dizer que vacas em lactação necessitam de uma grande quantidade diária de água, primeiramente devido ao seu tamanho corporal e principalmente para repor a água perdida no leite secretado.

Como estamos entrando em uma fase crítica de muito calor, deixo algumas dicas para se ter uma qualidade de águas e as vacas sofrerem menos:

A distribuição adequada dos bebedouros com água de boa qualidade nas pastagens ou nas instalações facilita o acesso dos animais, aumenta a produção de leite e permite melhor desempenho do rebanho;

O fluxo de água nos bebedouros deve permitir que ela seja renovada pelo o menos duas vezes por dia;

Os bebedouros, naturais ou artificiais, devem ser dimensionados para que o maior número de animais adultos possa beber água simultaneamente (7cm linear de bebedouro/cabeça), além de serem limpos constantemente para não restringir consumo dos animais, podendo alterar o desempenho produtivo.

A limpeza de bebedouros é recomendada pelo menos uma vez por semana.

 

Técnico em agropecuária Jonas Sturmer       DEPEC - COAGRIL 

Imagens

Galeria de fotos

Veja mais

Outros informativos

Noticias

ASSOCIADO

Saiba mais

Noticias

DIA DE FEIRA

Saiba mais

Noticias

PROMOÇÃO DIA DAS MÃES...

Saiba mais

Noticias

AVISO

Saiba mais

Ver tudo