Informativos Coagril
Controle de plantas daninhas em pós emergência do trigo
Informativo
Estamos chegando na época ideal para o controle de azevém e aveia que emergiram após o plantio do trigo, chamadas também de plantas daninhas pós emergentes. Este controle deve ser feito ainda quando o azevém estiver na faze de plântula (agulha), isso serve também para a aveia.
A época ideal para fazer esse controle é cerca de 25 a 30 dias após a emergência do trigo, que compreende a faze de perfilhamento do mesmo. O controle do azevém e da aveia em pós-emergência do trigo deve ser feito com herbicidas que tenha registro para essa finalidade, sendo que os mais usados na nossa região são o Hussar® e Topik®. A eficácia desses herbicidas é maior quando aplicado em plantas daninhas jovens com 2 a 4 folhas, mas vale destacar que essas plantas daninhas tem que ter uma área folhar suficiente para a absorção dos herbicidas.
Ao herbicida Hussar® deverá ser adicionado óleo mineral na dose de 0,5%. O Hussar® agrega em um único produto controle eficaz de azevém e também de folhas largas (nabo e ervilhaca, entre outros). Deverá ser respeitado um intervalo mínimo de 5 dias entre a aplicação de Hussar® e a adubação nitrogenada (uréia).
A aveia também tem se mostrado como erva daninha em muitas lavouras de trigo, competindo com a cultura e afetando a qualidade comercial, pois se torna muito difícil no sistema de beneficiamento separar todos os grãos. Para o controle da aveia tem-se no mercado um produto comercial chamado Topik®, que tem alta eficácia somente sobre as aveias e azevém. Necessitando um controle complementar para controle de ervas daninhas de folhas largas. Quanto às doses indicadas dos produtos relacionados às ervas daninhas existentes, recomenda-se aplicar seguindo as instruções contidas na bula. No que diz respeito ao intervalo de aplicação de Topik® e adubação nitrogenada não tem um intervalo mínimo, ou seja, pode aplicar o herbicida hoje, e a ureia no dia seguinte.
Não aplicar herbicidas de pós-emergentes quando ocorrem períodos de stress hídrico, humidade relativa do ar inferior a 50% e de temperatura do ar igual ou inferior a 10 graus centigrados, pois nessas situações a eficácia dos herbicidas é prejudicada.
DETEC – COAGRIL
Eng. Agrônomo Márcio Andrei Fusiger