Informativos Coagril

BOM MANEJO RESULTA EM ÓTIMA SAFRA DE TRIGO

Noticias

BOM MANEJO RESULTA EM ÓTIMA SAFRA DE TRIGO

O grão de trigo é um alimento básico usado para fazer farinha e, com esta, o pão, na alimentação dos animais domésticos e como ingrediente na fabricação de cerveja. O trigo é também plantado estritamente como forragem para animais domésticos, como a palha.

Neste ano a cultura do trigo vem se destacando tanto em área cultivada como em produtividade. Para falar um pouco sobre este importante alimento o ABCNotícias conversou com o Engenheiro Agrônomo Mauro Rohr que também comentou um pouco sobre a implantação da cultura da soja.

“A área plantada de trigo nesta safra é de cerca de 22 mil hectares, representando a maior área plantada de trigo em um passado recente.

As lavouras foram muito bem conduzidas, sendo que os manejos foram realizados nos momentos oportunos trazendo a cultura ao final do ciclo com ótimo potencial produtivo.

Temos observado produtividades que variam de 35 a 85 sacas por hectare. Sendo que a média geral ainda não temos como afirmar em função de que ainda temos cerca de 70% para ser retirado das lavouras.

Em função de termos tido um inverno mais frio a cultura do trigo teve um atraso em seu ciclo fazendo com que ainda tenham muitas lavouras finalizando a maturação, impedindo sua colheita em função da umidade do grão.

A qualidade dos grãos produzidos até o presente momento é ótima, muito em função da ausência de grãos giberelados, além de terem tido o processo de secagem sem a presença de chuvas, podendo assim serem obtidos peso hectolitrico ou Ph, comumente chamado, acima de 80 em muitas áreas.

Contudo a safra de trigo tem sido muito satisfatória, tanto em produtividade quanto em qualidade, trazendo para o produtor uma boa renda, amenizando as perdas causadas pela estiagem no verão.

Com relação a soja, temos mais um início de safra esperando que as condições climáticas beneficiem as culturas, o plantio da soja está atrasado, muito em função da condição que tivemos no inverno, atrasando a colheita das culturas como aveia e trigo.

Com fertilizantes com preços acima da média muitos produtores optaram por diminuir a adubação em relação à safra passada, apostando também na sobra de fertilizantes da safra passada.

Em relação a cultivares, vê se uma tendência da utilização de cultivares de ciclo médio, em comparação aos últimos anos. Muito em função do resultado de produtividade dessas cultivares neste último ano.

Contudo, a semeadura é um momento de definição para a cultura, é ali que se define o potencial máximo do cultivo e por isso o produtor necessita de cautela, visando obter a população de plantas correta na cultura, observando o controle de pragas e plantas daninhas, visando um estabelecimento que garanta o desenvolvimento inicial com o maior potencial produtivo possível na corrente safra”.

Fonte: ABC Notícias/ Edição 486

Imagens

Galeria de fotos

Veja mais

Outros informativos

Noticias

NOTA DE SOLIDARIEDADE

Saiba mais

Noticias

CONDIÇÕES DIFERENCIADAS...

Saiba mais

Noticias

AVISO

Saiba mais

Noticias

Dia Do Trabalhador

Saiba mais

Ver tudo