Informativos Coagril
Desfile abre oficialmente a 27º Chapadafest
Noticias
Perto de 12 mil pessoas assistiram, no final da tarde de domingo (10) ao desfile do 27º Chapadafest, que abriu oficialmente a festa que homenageia a etnia alemã, uma das principais colonizadoras do município. O público, começou a ocupar as quadras centrais da rua Alfredo Winck, logo depois do meio da tarde. Quando a apresentação dos 39 grupos começou, por volta das 20h, o público já havia tomado o passeio público, e aos aplausos prestigiavam quem desfilava em carros alegóricos ou a pé.
Os bonecos, simbolizando os personagens típicos Frida e Fritz vieram a frente abrindo a festa dos alemães, que se prolongou até pouco depois das 21h30min, quando um show com fogos de artifícios coloriu o início da noite, dando boas vindas ao público, que durante esta semana deverá participar novamente da programação do Chapadafest. O evento termina domingo (17), com baile no Ginásio 3 de Junho.
A religiosidade do povo de Chapada também esteve entre os temas apresentados durante o desfile, que lembrou ainda da cultura dos gaúchos com apresentação em carro alegórico, do CTG Galpão Crioulo. Corais alemães de localidades do interior também desfilaram. O esporte e o lazer fizeram parte novamente de mais uma edição do Chapadafest, que destacava também a agricultura familiar que é forte no município.
Referência aos alemães.
O prefeito da cidade, Carlos Catto, em curta mensagem para quem participava do evento, destacou a importância da colonização alemã, no desenvolvimento econômico e cultural do município, que completará este ano 57 anos de emancipação. “Temos hoje (domingo) na cidade, visitantes que vieram dos estados do Pará, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Bahia. São pessoas que deixam para visitar seus parentes e amigos que residem em nosso município durante o mês de janeiro, para aproveitarem a Chapadafest”, disse Catto. Segundo ele, a festa se consolidou como uma das mais importantes da região norte do Rio Grande do Sul, trazendo para um desfile a história da colonização alemã. “A Chapadafest mostra, de um lado, a cultura de um povo e, do outro, as potencialidades econômicas do município”, completou.
Boa participação do público.
Um dos casais coordenadores desta 27ª edição do Chapadafest, Hélio e Cátia Martins, no final do desfile, disseram que o evento estava sendo coroado pela participação de mais de 10 mil pessoas da cidade e de outros municípios da região e de fora do estado. “A festa vai continuar na quinta-feira, sexta-feira, sábado e domingo, com bailes animados por duas bandas cada uma das noites”, enfatizou Martins. De acordo com ele, este ano durante a Chapadafest deverão ser consumidos de 20 a 25 mil litros de chopp. “Tem pela frente, ainda, muitas horas de musica típica alemã. Venham se divertir”, convidou Cátia.
Quem assistiu ao desfile, pela primeira, vez foi a estudante carazinhense, Gabriela Müller. “Tudo muito bonito. Nunca havia assistido a um desfile destes na cidade onde moram meus avós”, disse a jovem, que já planeja visitar os parentes no ano que vem, para assistir novamente ao desfile da Chapadafest.
Fonte: Diário da Manhã