Informativos Coagril

A PRIMEIRA LACTAÇÃO

Informativo

O produtor de leite pensa, muitas vezes, “como eu posso aumentar a produção das minhas vacas”? “Se eu usar boa genética para produção de leite, eu consigo”, mas, em muitos casos, a produção de leite não aumenta.

Em muitos casos, isso acontece não em função do uso de uma boa genética. Podemos utilizar touros com genética positiva para a produção de leite e, mesmo assim, não obter o resultado esperado na próxima geração, uma vez que um sistema inadequado de alimentação e manejo na exploração tem um impacto negativo sobre a produção de leite.

Uma das coisas que o produtor precisa saber é que a primeira lactação, na verdade, fornece a base para a produção de leite nas próximas lactações. Uma novilha que produz muito pouco leite na primeira lactação irá gerar uma vaca que também produzirá menos leite nas lactações seguintes.

Devido a esse fato, é desejável procurar obter uma produção de leite ótima da novilha na primeira lactação. Mas cuidado: para aumentar a produção de leite vitalícia não se deve forçar muito a produção da novilha na primeira lactação, pois pode forçar demais e causar certos distúrbios prejudiciais para a novilha.

O importante mesmo no caso da novilha não é o peso n cobertura e sim o peso ao parto e a condição corporal boa. A novilha gestante não deve parir muito gorda, pois esse tipo de animal apresenta baixo consumo de alimento no início da lactação e é mais propenso a apresentar doenças metabólicas, problemas de casco e de parto, retenção de placenta e metrite.

No caso da novilha gestante chegar ao parto magra, também podem ocorrer problemas de parto (parto distócito) e assim levar à retenção de placenta e metrite, além de baixo desempenho reprodutivo. Atingir o peso ao parto desejado é o fator mais importante e fazendo isso possibilita expressar o máximo potencial de produção de leite e bom desempenho reprodutivo da vaca.

Chama-se a atenção que novilhas gestantes podem ganhar até 1 kg/cabeça/dia, sem prejudicar a lactação, mas isto por períodos curtos e sempre após a confirmação da gestação. Por outro lado, novilhas não gestantes não devem ganhar acima de 800 gramas/cabeça/dia do nascimento à gestação, pois se ocorrer acúmulo de gordura na glândula mamária pode prejudicar o crescimento de tecido secretor de leite.

Esta situação acima acontece se o produtor começa com uma excelente criação da bezerra e, ainda, com as novilhas e vacas em lactação sendo alimentadas num bom sistema. Uma das coisas que o produtor precisa saber é que a primeira lactação, na verdade, fornece a base para a produção de leite nas próximas lactações.

Méd. Vet. Giovani Menegon - DEPEC- COAGRIL

Veja mais

Outros informativos

Noticias

Agradecimento

Saiba mais

Noticias

NOTA DE SOLIDARIEDADE

Saiba mais

Noticias

CONDIÇÕES DIFERENCIADAS...

Saiba mais

Noticias

AVISO

Saiba mais

Ver tudo