Informativos Coagril

Tratos culturais nas culturas de inverno.

Informativo

As culturas tradicionalmente implantadas no período de inverno necessitam igualmente de tratos culturais como as culturas de verão, porém com alguns cuidados a mais, por se tratar na maioria dos anos períodos chuvosos e muitos úmidos, onde existem muitas moléstias as quais atacam as culturas de trigo, aveia, cevada e canola.

As culturas da aveia e do trigo são as que detem maior área implantada nesse período, por se tratar de culturas com fins comerciais, e por deixar ao solo uma excelente cobertura de palha, a qual em decomposição devolve ao solo parte dos nutrientes extraídos durante seu ciclo, preservando e revitalizando a biologia do solo, a qual é de extrema importância por transformar e disponibilizar nutrientes para as plantas.

Nesse ano, a cultura do trigo vem se desenvolvendo bem, com baixa incidência de moléstias quando comparando à outros anos, doenças como a ferrugem, oidio, manchas foliares(amarela ou marrom), são as doenças mais detectadas pelo departamento técnico, e em algumas áreas foi encontrado mosaico do trigo. A entrada com fungicidas para fazer o controle e diminuir a incidência do patógeno de qualquer fungo sobre a cultura, deve se fazer de modo preventivo, pois somente assim teremos um melhor controle e eficiência dos produtos.

A cultura da aveia, podemos observar que as lavouras implantadas logo depois da colheita da soja estão melhores desenvolvidas comparadas com lavouras implantadas em datas posteriores, porém se ocorrer uma geada no período de floração há possibilidade de uma queda na produção do cereal. Na questão de patógenos são encontrado lavouras com um pouco de incidências com manchas foliares. Por ser uma cultura com baixo investimento a cultura aumentou a área de implantada, sendo muito utilizado seus grãos para o trato animal ou produção de sementes, a palha para cobertura vegetal e algumas área serão feito feno para alimentação animal.

Independente da cultura, as vistorias devem ser feitas constantemente para identificar áreas com alguma anomalia ou ataque de pragas. No mercado de defensivos agrícolas, existem produtos os quais tem um controle eficiente para cada anomalia, desde fungicidas com misturas ou produtos que possam ser utilizados sozinhos e que tenham um bom controle, na questão de pragas, geralmente cada inseto tem um produto especifico para a espécie á ser controlada.

Aos produtores que tenham dúvidas em relação á produtos a serem utilizados ou desejam que realizamos algumas vistorias nas lavouras, que nos procuram junto ao departamento técnico da Coagril.

                                                                                                             Denilso J. Mombelli

                                                                                                             Detec Coagril

Veja mais

Outros informativos

Noticias

Agradecimento

Saiba mais

Noticias

NOTA DE SOLIDARIEDADE

Saiba mais

Noticias

CONDIÇÕES DIFERENCIADAS...

Saiba mais

Noticias

AVISO

Saiba mais

Ver tudo