Informativos Coagril

MANCHA BRANCA NO MILHO

Informativo

MANCHA BRANCA  NO MILHO

 

A cultura do milho desde os estadios inicias tem apresentado manchas brancas nas folhas, as quais vem preocupanto os técnicos e  produtores, as hipóteses levantadas para a ocorrência de tais manchas são: ocorrência de doenças ou deriva de herbicidas à base de Paraquate.

As manchas branca causadas por doença, não sabe-se ao certo se o agente causal é  Fungo ( Fhaeosphaeria maydis) ou Bactéria (Pantoea ananatis).   As manchas foliares causadas por Phaeosphaeria apresentam  cor verde pálido com forma arredondada, oblonga, alongada ou levemente irregular, medem 0,3 a 2 cm e são distribuídas sobre a superfície da folha. Os sintomas da doença evoluem ao longo do ciclo da cultura, aparecendo também nas folhas novas. Por ocasião da ocorrência da doença, há diferenciação na intensidade de sintomas entre diferentes híbridos e também, entre lavouras tratadas e não tratadas com fungicida.

A ocorrência de manchas em milho relatadas no estado apresenta distribuição generalizada dos sintomas, independente do híbrido de milho utilizado (muitos apresentam reações diferenciadas à doença) e o sintoma está presente em grande intensidade, mesmo em áreas onde foi realizada a aplicação de fungicidas, também, de forma independente do ingrediente ativo utilizado. Porém, sabe-se que há diferenciação entre ingredientes ativos para o controle da doença, o que não estaria sendo observado nos sintomas ocorrentes (COOPERATIVA CENTRAL GAÚCHA LTDA, 2016)

As manchas causadas por deriva de Paraquate apresentam um formato mais regular e arredondado (com exceção de áreas da folha com contato mais direto, onde pode haver aspecto de queimado, em associação com as manchas brancas) e aparecem de forma repentina. Quando observada contra o sol, a lesão apresenta certa transparência. Geralmente, os sintomas aparecem mais na bordadura de lavouras, não são uniformes na lavoura. As plantas daninhas devem também apresentar sintomas. Além disso, as folhas emitidas pelo milho e pelas plantas daninhas após a ocorrência da deriva, não deveriam apresentar mais os sintomas. Destaca-se que o Paraqute é um produto que não se movimenta pela planta, ou seja, é um produto tópico ou de contato, originando sintomas localizados. Havendo diferentes momentos de aplicação do herbicida Paraquate na região, os sintomas da deriva tendem a aparecer em camadas nas plantas de milho, podendo cobrir toda a planta.

 As pesquisas nas últimas safras tem demostrado aumento de produtividade e lucratividade para aplicações de fungicidas na cultura do milho, em função do ataque de outras doenças, assim diante desta situação de indefinição quanto a causa do problema e com orientações da pesquisa que demostram eficiença de aplicação de fungicidas para as demias doenças,  recomenda-se que os produtores façam tal prática. 

O Departamento Técnico da cooperativa da Coagril está a disposição para esclarecimento de duvidas e medidas corretas a serem adotadas.

 

Engenheiro Agrônomo Roger Adriano Uebel

Veja mais

Outros informativos

Noticias

Agradecimento

Saiba mais

Noticias

NOTA DE SOLIDARIEDADE

Saiba mais

Noticias

CONDIÇÕES DIFERENCIADAS...

Saiba mais

Noticias

AVISO

Saiba mais

Ver tudo