Informativos Coagril

Colostro. Muito importante!

Informativo

Vamos falar de colostro. A alimentação e o manejo adotado na criação de bezerras leiteiras refletem diretamente, não apenas na sua sobrevivência, mas, sobretudo, na sua produção de leite futura. Recentes estudos têm mostrado uma relação positiva entre consumo inicial de nutrientes e ganho de peso durante os primeiros meses de vida e até mesmo na produção de leite durante a primeira lactação.

De todos os cuidados com a recém-nascida, uma atenção especial deve ser dada ao fornecimento de colostro. Embora a importância da colostragem seja conhecida há quase um século, ainda é uma prática bastante negligenciada em diversos sistemas de produção, sendo a causa mais comum de problemas de saúde e baixo desempenho de bezerras durante as primeiras semanas de vida.

O inadequado fornecimento ou manejo de colostro pode causar significativo aumento nas taxas de mortalidade e morbidade nos animais. As maiores falhas estão relacionadas à quantidade, qualidade e horário de fornecimento à recém-nascida.

Para se garantir uma adequada transferência de imunidade, o colostro de alta qualidade deve ser fornecido logo após o nascimento ou o mais rápido possível, uma vez que a absorção de imunoglobulinas é reduzida com o passar do tempo. Isso porque, a partir de 24 horas após o nascimento, a bezerra perde a capacidade de absorver as imunoglobulinas (anticorpos) que serão responsáveis pela defesa do organismo contra doenças durante as primeiras semanas de vida.

O colostro coletado da primeira ordenha de vacas recém paridas, que não foi utilizado para o fornecimento, pode ser armazenado para posterior utilização. É o chamado “banco de colostro”, em que o colostro de qualidade é congelado em garrafas ou em sacos plásticos, em porções de 1 ou 2 litros. Um fator importante e que deve ser lembrado no momento de armazenar colostro é: o material deve ser de qualidade, com alta concentração de imunoglobulinas, preferencialmente de vacas multíparas, sem a presença de sangue ou mastite.

Lembre-se: o consumo de colostro é essencial garantir a sobrevivência e desempenho da bezerra durante as primeiras semanas e por toda a vida produtiva. O ideal é o fornecimento de colostro pelos 3 primeiros dias. Por isso, a adoção de todas essas recomendações para o período de colostragem garante sucesso e tranquilidade durante a fase de aleitamento.

Méd. Vet. Giovani Menegon - DEPEC- COAGRIL

Veja mais

Outros informativos

Noticias

Agradecimento

Saiba mais

Noticias

NOTA DE SOLIDARIEDADE

Saiba mais

Noticias

CONDIÇÕES DIFERENCIADAS...

Saiba mais

Noticias

AVISO

Saiba mais

Ver tudo